Setembro: Desfiles no Brasil ocorrem com medidas de segurança reforçadas
Tecnologias de reconhecimento facial e o aumento do policiamento são entre as estratégias implementadas.

A segurança pública desenvolveu planos específicos para os desfiles cívico-militares de 7 de Setembro, data da Independência do Brasil, celebrada neste domingo (7). Aumento do patrulhamento e do número de agentes nas ruas, além de câmeras com reconhecimento facial, são algumas das estratégias implementadas pelas cidades para garantir mais segurança ao público e aos participantes das comemorações da independência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Brasília, no Distrito Federal, o desfile tradicional ocorre na Esplanada dos Ministérios. Serão realizadas revistas nos acessos para o público em geral. A entrada poderá ser feita pelas vias S1 e S2 (Asa Sul); e N2 (Asa Norte).
O trânsito também será restrito. A circulação de veículos será interrompida no trecho entre a Rodoviária do Plano Piloto e a avenida L4, à margem do Lago Paranoá.
Leia também:

A obra do Túnel Santos-Guarujá será a primeira imersão no país

Meteorologista detalha o quadro climático no país

A chegada da La Niña pode alterar o clima. Especialistas analisam as expectativas
Há manifestações programadas tanto da direita, de integrantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); quanto da esquerda, em apoio ao governo atual, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As manifestações previstas ocorrerão em locais distintos.
Os seguidores do ex-presidente Bolsonaro se concentrarão no Estacionamento Ibero-Americano, em frente à Torre de TV. Já a esquerda, em apoio ao governo atual, realizará o encontro na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Militar de São Paulo intensificou o esquema de segurança na Passarela do Anhembi, na zona norte da capital, com aumento do patrulhamento nas arquibancadas, camarotes e áreas de concentração, além de rondas preventivas em pontos estratégicos, incluindo o palco principal.
O plano também inclui apoio aéreo de drones, que realizarão o acompanhamento em tempo real, enviando imagens para os centros de controle.
A entrada do público no local será controlada em conjunto pela Polícia Militar e pela CET.
Na procissão de Salvador, as ações ostensivas iniciam-se às 5h30 com uma varredura nas vias de acesso ao desfile. Além do local da procissão, o reforço do patrulhamento incluirá os pontos de ônibus, entorno das estações de metrô e estações de transbordo como a Estação da Lapa, Barroquinha, Aquidabã, Vale do Canela e Comércio.
São mobilizados 1.082 policiais militares para a operação. Além da área do desfile, o policiamento estará intensificando nos shoppings, áreas de lazer, praças, parques e locais com grande concentração de pessoas.
Curitiba, no Paraná, investe em tecnologia, por meio do monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) através de mais de 800 câmeras distribuídas por todo o estado a serviço das forças de segurança pública.
A Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, juntamente com representantes do Exército Brasileiro, participam desse trabalho.
A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, também investe em tecnologia com a implementação de um projeto de reconhecimento facial. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) instalou 10 câmeras com inteligência artificial ao longo da orla, para o monitoramento da população durante o evento.
Em Belém, no Pará, aproximadamente 630 agentes das forças de segurança pública estadual e municipal intensificarão as ações ostensivas, auxiliarão no bloqueio de vias e no controle do trânsito durante o desfile.
A operação inclui viaturas, motocicletas, policiamento a pé e montados a cavalo. Foram instaladas câmeras na área do desfile para monitoramento em tempo real por meio de uma central de comando.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.