Sesc Jazz 2025 homenageia a diáspora africana com samba-jazz e improvisação em SP até 2 de novembro
Festival se estende até 2 de novembro, reunindo 27 artistas de 14 países em cinco unidades do Sesc.
Sesc Jazz 2025: Conexão com a Diáspora Africana
O Sesc Jazz 2025 inicia na próxima segunda-feira (14), apresentando uma proposta que liga o jazz à história da diáspora africana. Esta nova edição do festival se estende até 2 de novembro e contará com 27 artistas de 14 países, ocupando cinco unidades do Sesc em São Paulo, incluindo Pompeia, 14 Bis, São José dos Campos, Franca e Rio Preto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Itamar Dantas, integrante da curadoria, destaca que o evento pretende abordar o jazz não apenas como um estilo musical, mas como uma forma de resistência e improvisação coletiva. “Buscamos essa diáspora em diversas partes do mundo, considerando o jazz como uma tecnologia de contraposição à cultura colonial, uma ferramenta ancestral de resistência desses povos”, afirmou em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.
Destaques da Programação
Entre os principais destaques, está o encontro do pianista Dom Salvador, uma referência no samba-jazz, com Amaro Freitas, um dos expoentes da nova geração. “Esse encontro é muito representativo para o festival e para as interações que estamos promovendo”, ressalta Dantas. Outro momento aguardado é o show de Evinha com Marcos Valle, artista redescoberta por novas gerações “a partir do sample do disco do [rapper] BK”, conforme lembrou o curador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A programação também inclui o senegalês Baaba Maal, conhecido por uma das trilhas sonoras do filme Pantera Negra da Marvel, o uruguaio Hugo Fattoruso, que traz o candombe, e a sul-africana Gabi Motumbá, que combina tradições da música negra e europeia.
Atividades Formativas e Lançamento de Cardápio
Além dos shows, o festival oferecerá 24 atividades formativas gratuitas e marcará o lançamento do novo cardápio da comedoria do Sesc Pompeia.
Leia também:
A força da organização nas favelas: Heliópolis luta por políticas públicas e direitos sociais
Carolina Panis critica operação letal no Rio e defende políticas de inteligência para segurança
Nível do Cantareira em 23,4% é alarmante e pior que antes da seca histórica de 2014 em SP
A programação completa e informações sobre a venda de ingressos estão disponíveis no site sescsp.org.br/sesc-jazz-2025.
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












