Serasa: 53% dos brasileiros aumentaram os gastos no período de janeiro a junho de 2024

Apenas 40% das metas financeiras estabelecidas no início do ano são alcançadas, conforme o estudo.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O começo do ano é o período em que muitas pessoas estabelecem o planejamento financeiro — contudo, nem sempre é possível alcançar as metas estabelecidas. Quase metade dos brasileiros declarou ter gasto mais nos primeiros seis meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, conforme dados da Serasa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o levantamento, apenas 40% conseguem cumprir os objetivos financeiros estabelecidos no início do ano.

Em relação às metas estabelecidas pelos brasileiros para o ano de 2025, aproximadamente 49% das pessoas buscavam, sobretudo, quitar todas as suas dívidas e contas em tempo hábil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adicionalmente, 38% apontaram como foco estabelecer um controle do orçamento mensal, 29% queriam poupar um valor do salário periodicamente, 21% planejavam investir uma parcela da renda mensal e 19% tinham a intenção de otimizar os gastos com entretenimento.

Desafios financeiros

No entanto, no início do ano, diversos obstáculos comprometeram o planejamento financeiro da população, incluindo o elevado custo de vida, dívidas e despesas médicas.

LEIA TAMBÉM!

De acordo com a pesquisa, 29% apontam o aumento do custo de vida como o principal desafio. Além disso, 21% dos brasileiros relataram ter um acúmulo de dívidas com cartões de crédito e empréstimos, e 13% enfrentaram gastos inesperados com saúde.

A população brasileira demonstra otimismo em relação aos próximos meses

A população demonstra maior positividade em relação ao restante de 2025, apesar das dificuldades encontradas. De acordo com a Serasa, seis em cada dez brasileiros apresentam confiança para os próximos meses e já estabeleceram novos objetivos visando alcançar a estabilidade financeira ao final do ano.

Em relação às novas resoluções para o segundo semestre do ano, 64% pretendem economizar mais e 23% desejam investir mais.

Quais são as alterações para trabalhadores com regime de consignação que se enquadram nas categorias de CLT e motoristas/entregadores de aplicativos?

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile