Senadores nos EUA: o que se pode esperar?

Deputados apresentam divergências em relação à participação de parlamentares brasileiros nos Estados Unidos para discutir com empresários e especialista…

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Deputados brasileiros viajaram para os Estados Unidos a fim de encontrar soluções para a taxa de 50% implementada por Donald Trump sobre importações brasileiras. O grupo, composto por membros de diferentes partidos políticos, pretende dialogar com empresários e especialistas norte-americanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo brasileiro conta com representantes do PL, PP, PSD, MDB, Podemos e PT. A medida visa encontrar soluções diplomáticas para anular a decisão dos Estados Unidos, inspirando-se em casos de China, Índia e México, que obtiveram sucesso na diminuição de tarifas por meio de acordos.

id=”desvios-em-relacao-a-situacao”>Desvios em relação à situação.

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) declarou, em entrevista à CNN, que há uma lacuna na diplomacia brasileira que necessita ser suprida pela atuação do poder legislativo.

LEIA TAMBÉM!

Os políticos afirmam que: “é necessário tomar alguma atitude, visto que o presidente da República não quer realizar o trabalho”.

Ele argumenta que a trajetória diplomática do país, caracterizada pela atuação do Barão do Rio Branco e por uma metodologia técnica e neutra, tem sido desconsiderada atualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) ressalta que não se trata de uma crise diplomática, sendo, na verdade, uma decisão unilateral dos Estados Unidos. Ele salienta que a diplomacia brasileira mantém seu prestígio internacional, demonstrado pelo apoio de diversos países e inclusive de senadores americanos que se manifestaram contra a medida.

Não é um problema diplomático, a atitude dos Estados Unidos é unilateral, há várias tratativas em curso, não há essa crise diplomática.

Jerry também ressalta que o tema deveria ser abordado de forma desinteressada por questões políticas, argumentando que é inegável um país aplicar unilateralmente uma taxa de 50% sobre outro, principalmente quando relacionada a questões de política interna do país afetado.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile