A delegação de senadores que viajou aos Estados Unidos para tentar negociar as tarifas impostas ao Brasil inicia nesta segunda-feira (28) uma série de reuniões com congressistas norte-americanos e representantes do setor produtivo do país. A agenda se inicia quatro dias antes da sobretaxa anunciada pelo presidente Donald Trump entrar em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Oito parlamentares integram a delegação e, pela manhã, realizam reuniões na Embaixada do Brasil em Washington. Na parte da tarde, o grupo se deslocará à sede da U.S. Chamber of Commerce, uma organização de empresários, onde se reunirão com lideranças e representantes do Brazil-U.S. Business Council.
Os senadores iniciaram a chegada aos EUA no fim de semana e se reuniram na noite de sábado (26) para ajustar os temas a serem discutidos durante a viagem.
LEIA TAMBÉM!
A preparação é fundamental para assegurar uma atuação coesa, institucional e estratégica em defesa do Brasil, declarou o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e organizador da comitiva.
Deputados brasileiros nos Estados Unidos buscam revogar ou, pelo menos, adiar a aplicação das tarifas anunciadas por Donald Trump. No início do mês, o presidente da Casa Branca anunciou tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto e vinculou a medida a um processo judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta foi aprovada por consenso no Plenário da Câmara. O grupo inclui a participação de parlamentares de distintos partidos, abrangendo desde o PT até o PL.
A comissão é formada por oito senadores:
Na terça-feira (29), os parlamentares brasileiros continuam reunidos com congressistas norte-americanos. A pauta contempla encontros com parlamentares norte-americanos, empresários, especialistas em comércio internacional e representantes de organizações multilaterais.
Deputados têm enfatizado a necessidade de retomar os canais de diálogo e apoiar os setores produtivos nacionais. A delegação realizará compromissos em Washington até quarta-feira (30).
Fonte por: CNN Brasil