Senadores debatem em tempo real sobre a reação à alta dos preços praticada pelos Estados Unidos
A Comissão de Relações Exteriores discutirá qual a melhor estratégia para o Brasil frente à alta tarifa de Trump.
A Comissão de Relações Exteriores do Senado irá debater, na terça-feira (15.jul.2025), a partir das 10h, qual é a melhor estratégia do Brasil diante da taxa de 50% sobre as importações brasileiras estabelecida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sessão confirmou a presença dos seguintes convidados:
Formulário de cadastro
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acompanhe ao vivo:
Leia também:
Cade aprova compra da Marcolin S.P.A. pelo VSP Optical Group sem restrições
One Piece: Netflix revela bastidores do teaser da segunda temporada
Toei Animation lança “VISION2030” com plano ambicioso de expansão global
Também foi convidado Sérgio Marcolino Longen, presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), mas sua participação não foi confirmada até o momento.
A reunião da CRE será interativa e permitirá a participação dos interessados por meio do portal e-cidadania ou do telefone da ouvidoria 0800 061 22 11.
Custos de 50%
Trump anunciou na quarta-feira (9.jul.2025) uma tarifa de 50% sobre produtos exportados do Brasil para os EUA a partir de 1º de agosto. A medida foi divulgada em uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – publicada na rede Truth Social. Segue a íntegra da publicação (PDF – 63 kB).
O presidente dos EUA justificou o aumento da alíquota com o tratamento que o governo brasileiro dispensou ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL), a quem declarou respeitar “profundamente”.
Trump também declarou que o STF (Supremo Tribunal Federal) emitiu “centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS” a plataformas de mídia dos EUA. Alegou que a Corte ameaçou as empresas com multas em “milhões de dólares” e expulsão do mercado brasileiro.
O presidente Trump declarou que o déficit comercial com o Brasil constitui uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos. Contudo, os americanos possuem superávit comercial com o Brasil, indicando que suas exportações excedem suas importações para o país.
O presidente Lula declarou que o Brasil implementará a Lei da Reciprocidade Econômica (15.122 de 2025) em resposta à imposição da tarifa, afirmando que o país possui instituições independentes e que não aceitará ser “tutelado por ninguém”.
O processo judicial contra os responsáveis pelo planejamento do golpe de Estado não é de competência da Justiça brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhuma interferência ou ameaça que viole a independência das instituições nacionais, declarou Lula.
Assista (1min42s):
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












