Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Magno Malta (PL-ES) e Carlos Portinho (PL-RJ) apresentaram um pedido de impeachment contra a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Carmen Lúcia, alegando que ela agiu de forma incompatível com o decoro exigido pelo cargo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A íntegra do documento está disponível (PDF – 908 kB).
A decisão foi tomada após a ministra afirmar que é necessário “impedir que 213 milhões de pequenos soberanos [referindo-se à população brasileira] dominem os espaços digitais no Brasil”. A declaração foi feita em 26 de junho durante o julgamento da constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (lei 12.965 de 2014), que tratou da responsabilidade das plataformas por conteúdos publicados por usuários.
LEIA TAMBÉM!
Ao defender restrições generalizadas a manifestações na internet, tratando 213 milhões de brasileiros como “tiranos”, a ministra incorre em discurso intimidatório, que viola os artigos 5º, IV e IX da Constituição.
Existem diversos pedidos de impeachment contra ministros do STF. Nunca um magistrado da Corte foi destituído. A situação seria inédita. (Compreenda aqui o rito do processo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360