Senador e ex-presidente: veja os candidatos que concorrem ao segundo turno na Bolívia
Cidadãos deverão optar entre Rodrigo Paz e Jorge Quiroga para ocupar a Presidência do país, após dois décadas, em substituição à esquerda.

O próximo presidente da Bolívia será definido entre um senador e um ex-presidente, em um segundo turno inédito entre duas candidaturas de direita, após 20 anos de governos de esquerda liderados por Evo Morales.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rodrigo Paz surpreendeu ao vencer a eleição de domingo 17, sendo seguido por Jorge Quiroga, com quem disputará o segundo turno em 19 de outubro.
Eles interpretaram a rejeição do eleitorado ao Movimento Ao Socialismo (MAS), partido ao qual se atribui a causa da grave crise econômica decorrente da escassez de dólares.
Leia também:

Zelensky não identifica “qualquer sinal” de que a Rússia esteja aberta a realizar um encontro entre os três países

O Exército israelense declarou que irá focar suas ações militares no centro da cidade de Gaza

O ator britânico Terence Stamp, conhecido por sua atuação em “Priscila, a Rainha do Deserto”, faleceu aos 87 anos
Quem são os dois candidatos que competem para suceder à esquerda?
O imprevisto.
Rodrigo Paz Pereira, economista de 57 anos, é filho do ex-presidente social-democrata Jaime Paz Zamora (1989-1993). Sua vitória no primeiro turno foi inesperada – uma semana antes da eleição, as pesquisas o colocavam entre o terceiro e o quinto lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de senador por Tarija, um departamento da Bolívia, ele também foi deputado e prefeito da capital da região próxima à fronteira com a Argentina.
Desejo parabenizar o povo boliviano, por ter declarado: “quero mudar, e isto é um sinal de mudança”, declarou Paz diante de centenas de apoiadores que o esperavam na entrada da sede de sua campanha em La Paz.
Nascido em Santiago de Compostela, Espanha, durante o exílio de sua família em razão da perseguição da ditadura militar, possui a nacionalidade boliviana devido à origem paterna. Sua mãe é espanhola.
Longe das discussões entre Quiroga e Samuel Doria Medina, que eram temas centrais nos noticiários, Paz conduziu uma campanha discreta e sóbria em nome do Partido Democrata Cristão.
O aspirante a cargo assegurou a inclusão das classes médias e de baixa renda do país com linhas de crédito acessíveis, livre comércio de produtos e uma reforma tributária para estimular a indústria nacional.
Seu principal trunfo na campanha foi o candidato a vice-presidente, Edman Lara, um policial que, ao longo de anos, desenvolveu uma reputação de combate à corrupção em seu órgão.
Filho de um antigo ditador.
Jorge Quiroga é um engenheiro de 65 anos, graduado na Universidade A&M do Texas, ex-colaborador da empresa multinacional americana IBM e atualmente candidato da aliança política Livre.
Ele ainda fazia parte de um grupo de oposição, ao lado de Doria Medina, que havia se comprometido com um único candidato à presidência. Contudo, em razão das discordâncias sobre a escolha do postulante, Quiroga abandonou o bloco.
Conhecido como “Tuto”, apelido que lhe foi adicionado ao nome oficial, foi vice-presidente do militar Hugo Banzer, um ex-ditador que, no final da década de 1990, alcançou a presidência pela via democrática. Substituiu Banzer após sua renúncia devido a um câncer em 2001 e 2002.
Também concorreu à presidência em 2005 e 2015, porém nunca apresentou tantas chances como a atual. Ele se define como liberal, mas também atrai o apoio de setores conservadores.
Comprometo-me a resgatar a economia da Bolívia, atrair investimentos, desenvolver novos mercados. Realizarei acordos de livre comércio com a China, Coreia do Sul, Japão e a Europa, afirmou à AFP.
Anuncia uma transformação drástica: diminuir o déficit fiscal, enxugar o Estado, privatizar todas as empresas públicas com perdas e implementar uma nova Constituição com alterações radicais.
A crise não vai diminuir. Irá piorar, tornando-se mais severa, mais complexa. É o maior desafio institucional, econômico e moral da nossa história. E enfrentaremos todos juntos, afirmou após o anúncio dos resultados do primeiro turno.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)