Senador americano solicita que a Colômbia “elimine totalmente” o cultivo de coca
Gustavo Petro busca atacar o consumo nas principais nações consumidoras de drogas e negociar a paz com grupos armados.

O senador republicano Bernie Moreno condicionou as futuras relações dos Estados Unidos com a Colômbia à erradicação total da cocaína, considerando que a produção do país atinge níveis históricos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma entrevista coletiva em Bogotá, Moreno, junto com seu colega democrata Ruben Gallego, manifestou preocupação com o incremento da cocaína proveniente da Colômbia, em vista dos Estados Unidos decidirem se renovam ou não a certificação do país como aliado na luta contra as drogas.
A Colômbia deve erradicar totalmente sua economia baseada na cocaína e tomar todas as medidas necessárias para isso, e estaremos aqui para apoiar um governo que leve isso muito, muito a sério.
Leia também:

Acordo põe fim a processo de Washington contra o governo Trump

Putin retorna à cena diplomática em evento com Trump

Tempestade provoca mais de 340 mortos no Paquistão em 48 horas
Uma vez que isso seja atingido, poderemos ter uma relação bilateral importante, afirmou Moreno.
O presidente Gustavo Petro (de esquerda) recebeu na Casa Presidencial de Nariño os senadores e o embaixador dos Estados Unidos na Colômbia, John McNamara, além de outros delegados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Petro e seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, frequentemente divergem em questões relativas às políticas migratórias, tarifas e sobre sua abordagem na luta contra o tráfico de drogas.
O presidente colombiano prioriza o combate ao consumo nas principais nações receptoras de drogas e a busca por negociações de paz com grupos armados.
“Aqueles que buscam romper as relações entre os EUA e a Colômbia são servos das mafias”, escreveu Petro no X.
O ministro do Interior, Armando Benedetti, declarou que a discussão ocorreu de maneira cordial e abordou questões referentes ao tráfico de drogas, imigração e relações com a Venezuela.
“As próximas eleições, e sei que é um clichê dizer isso, são as mais importantes que posso lembrar na minha vida aqui na Colômbia”, disse Moreno.
Ele também mencionou a China, que recentemente fortaleceu laços com a Colômbia após sua participação no megaprojeto Novas Rotas da Seda.
“Você é aliado dos Estados Unidos ou é aliado da China, mas não será ambos”, declarou, enfatizando que Washington é o principal parceiro comercial da Colômbia.
Deputados americanos e o subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, viajaram à Bogotá nesta semana para assistir ao funeral do presidente assassinado Miguel Uribe, principal concorrente à direita nas eleições de 2026.
Durante a estadia, Moreno também visitou o ex-presidente de direita Álvaro Uribe (2002-2010), condenado a 12 anos de prisão domiciliar por corrupção.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)