Senado vota e autoriza nomes escolhidos para liderar a Agência Nacional de Saúde Suplementar e o Instituto Nacional de Vigilância Sanitária
O plenário ainda examinará os nomes; os projetos também progrediram na análise de indicados para outras 11 agências reguladoras.

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado ouviu e aprovou, na quarta-feira (13), os nomes indicados para os cargos de presidentes da Anvisa e da ANS. As autoridades indicadas ainda precisam ser avaliadas no plenário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O plenário concedeu o aval à nomeação do economista Leandro Pinheiro Safatle, com 19 votos, um voto contrário e uma abstenção, para a presidência da Anvisa. Ele foi indicado para a posição de Antônio Barra Torres, que renunciou ao cargo em dezembro de 2024 após o término de seu mandato. O cargo estava vago desde o início do ano.
Além disso, foram aprovados para assumir cargos na diretoria da Anvisa o gestor Thiago Lopes Cardoso, que obteve 19 votos a favor, um voto contrário e uma abstenção, e a bióloga Daniela Marreco Cerqueira, que recebeu 20 votos e uma abstenção.
Leia também:

Especialista critica equivocadamente a questão da liberdade no Brasil

Lula reúne Alcolumbre e Hugo para abordar plano contra reajustes tarifários

Damares autoriza perícia na residência de Bolsonaro
A comissão aprovou, por 16 votos a 5, a nomeação de Wadih Damous, atualmente Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, conforme solicitado pela ANS. Caso seja aprovado em sessão plenária, ele assumirá a posição deixada por Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, cuja gestão encerrou em dezembro de 2024.
Na próxima semana, a CAS deve concluir a sabatina de Lenise Barcellos de Mello Secchin para a diretoria na ANS. O relatório da indicação foi lido nesta manhã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A análise de nomes para cargos em agências reguladoras também avançou em outras comissões do Senado. A Comissão de Constituição e Justiça sabateou a economista Lorena Giuberti Coutinho para a vaga na diretoria da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). A votação ainda não foi concluída.
São em análise no Senado nesta semana, no total, as indicações de 35 autoridades, incluindo nomes para tribunais superiores.
A avaliação do conjunto de indicações apresentadas pelo Executivo está prevista para o corrente semestre, conforme decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). As indicações para cargos em nove agências foram realizadas ainda em dezembro do ano anterior.
Esta manhã, a Comissão de Serviços de Infraestrutura também avançou com a análise dos relatórios de 12 indicações. As autoridades serão sabatinadas na próxima semana e, se aprovadas na comissão e no plenário, devem ocupar vagas nas seguintes entidades:
Outras indicações
Na terça-feira (12), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) conduziu a sabatina e aprovou três indicações para a diretoria da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).
A comissão julgadora concedeu sua aprovação à advogada Larissa Rêgo, à engenheira civil Cristiane Battiston e ao engenheiro agrônomo Leonardo Goes Silva.
A Comissão de Educação também aprovou na terça-feira a indicação da gestora Patrícia Barcelos para o cargo de diretora na Ancine (Agência Nacional do Cinema).
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)