Senado realiza audiência nesta terça-feira para debater tarifas americanas
O presidente do colegiado, o senador Nelsinho Trad, teve encontro na segunda-feira (14.jul) com o encarregado de negócios da embaixada.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), reuniu o colegiado em uma sessão extraordinária, na terça-feira (15.jul.2025), para analisar o efeito da alíquota de 50% aplicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), sobre mercadorias importadas do Brasil. O grupo parlamentar também deve avaliar as estratégias para as negociações com legisladores norte-americanos, visando alcançar uma solução que diminua a taxa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trad afirmou em nota enviada à imprensa: “Nossa parte nós vamos fazer. Não é só sabatinar embaixador. Não podemos admitir que o Brasil se isole. Partir para a briga com os Estados Unidos não é o caminho. No Parlamento, vamos seguir pela via do entendimento e da diplomacia. Se isso não vier do Executivo, enquanto presidente da Comissão de Relações Exteriores, não abrirei mão da legitimidade que tenho para buscar a contraparte americana.”
O senador se reuniu na segunda-feira (14.jul) com o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA em Brasília, Gabriel Escobar. Considerando que o cargo de embaixador está vago, Escobar é a maior autoridade do país no Brasil. Nelsinho Trad afirmou que houve negligência na relação entre os dois países nos últimos anos. “Faltou, sim, um fomento dessa relação. E a responsabilidade é de todos: governo, Parlamento, instituições.”
Leia também:

Bolsonaro concede entrevista ao vivo à Poder360 às 16h

Cortes de gastos propostos por Trump serão votados pelo Senado com o prazo final se aproximando

Presidente Dilma e governador Marconi adiam anistia por causa de ameaça de Trump
Trad recebe Escobar pela segunda vez. Em abril, os dois haviam conversado sobre a ida de uma comitiva de congressistas brasileiros aos Estados Unidos para auxiliar nas negociações sobre as tarifas impostas ao Brasil. Na ocasião, as taxas recíprocas anunciadas por Trump eram de 10%.
A viagem, que fora prevista para junho, agora ocorrerá em setembro. Segundo o senador, o propósito é estabelecer um comitê de trabalho entre os Parlamentos brasileiro e americano, com ênfase na diplomacia econômica e na salvaguarda de empregos, investimentos e setores produtivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando há conflito entre as partes, a solução reside no diálogo. E o que já está deteriorado pode se agravar. É necessário interromper essa perda antes que as consequências se tornem irreversíveis.
Participarão da audiência pública desta terça-feira (15.jul):
Também foram convidados representantes dos ministérios de Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.