Senado Federal aprova projeto para aumentar penas em crimes sexuais contra vulneráveis
Senado Federal aprova projeto que aumenta penas para crimes sexuais, incluindo extração de DNA de condenados e uso de tornozeleira eletrônica.
Senado Federal aprova projeto de lei para agravar penas em crimes sexuais
O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (11), um projeto de lei que tem como objetivo aumentar as penas para crimes contra a dignidade sexual de pessoas vulneráveis, incluindo crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. Entre as principais propostas do PL, destaca-se a extração de DNA de condenados por violência sexual e a obrigatoriedade do uso de tornozeleira eletrônica durante saídas autorizadas dos presídios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto modifica diversas legislações existentes, introduzindo novos mecanismos de proteção e endurecimento das penas para infrações sexuais em contextos vulneráveis. Agora, o texto segue para sanção presidencial.
Alterações nas legislações existentes
As mudanças propostas afetam o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A iniciativa partiu da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e passou por revisões nas comissões, retornando ao Senado para nova análise antes de sua aprovação final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No plenário, o projeto foi relatado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que destacou que a proposta dos deputados sobre a remoção imediata de conteúdos que violem os direitos de crianças e adolescentes nas redes sociais já está respaldada pelo ECA Digital.
Vieira enfatizou que a proposta é não apenas necessária, mas também legítima, considerando a gravidade dos danos causados por violências contra mulheres.
Leia também:
Filipe Martins Lança Campanha de Arrecadação para Custear Advogados nos EUA após Acusações no STF
Prefeito Ricardo Nunes Proíbe Show de Kanye West em São Paulo por Apologia ao Nazismo
Gilmar Mendes solicita à PGR análise sobre legalidade das escolas cívico-militares em SP
“Embora a pena alta por si só não garanta a redução da criminalidade, seu rigor envia uma mensagem clara de intolerância em relação às práticas de abuso e exploração sexual de menores”, afirmou o senador durante sua análise. O texto também foi relatado anteriormente pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












