Senado dos EUA impõe freio a ações contra Venezuela! Resolução aprovada com 52 votos restringe atuação do Executivo sem autorização do Congresso. Aprovado por Trump!
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (8 de janeiro de 2026) uma resolução que impede o presidente (do Partido Republicano) de tomar novas medidas contra a Venezuela sem a aprovação prévia do Congresso. A votação, que teve caráter processual para garantir o avanço da proposta, resultou em 52 votos favoráveis e 47 contrários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado representa um marco importante na relação entre os poderes Executivo e Legislativo nos Estados Unidos.
A resolução surge em um momento de crescente tensão entre o Senado e a administração do presidente, que em 2025 intensificou a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) com ataques a embarcações no Pacífico. A aprovação desta medida visa estabelecer limites mais claros para o uso de recursos militares em operações internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O texto agora segue para a Câmara dos Representantes, também controlada pelo Partido Republicano. A aprovação na Câmara será crucial para o avanço da resolução, assim como a superação de um eventual veto presidencial. Para que o veto seja derrubado, será necessária a aprovação por maioria de dois terços em ambas as Casas do Congresso.
A medida representa uma vitória para os congressistas republicanos, que buscam maior controle do Congresso sobre decisões relacionadas a operações militares e política externa. A Constituição dos Estados Unidos exige a autorização do Legislativo para o presidente iniciar operações militares prolongadas no exterior.
Apesar das divergências, senadores aliados ao ex-presidente Trump argumentam que a captura de Maduro seria uma aplicação da lei, e que o presidente cumpre seu papel ao autorizar ações limitadas para garantir a segurança nacional.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.