Semaglutida não retarda Alzheimer em testes; Novo Nordisk enfrenta desafios no mercado

Novo estudo revela que a semaglutida, usada em Ozempic e Wegovy, não retarda Alzheimer, segundo a Novo Nordisk. Ações da empresa caem após anúncio.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Resultados de Testes com Semaglutida para Alzheimer

Uma versão oral da semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Ozempic e Wegovy, não conseguiu retardar a progressão do Alzheimer em testes clínicos, conforme anunciado pela Novo Nordisk nesta segunda-feira (24). Em dois ensaios de Fase 3, mais de 3.800 adultos que recebiam tratamento padrão foram avaliados para verificar se a forma em comprimido do medicamento era mais eficaz que um placebo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa informou que, embora o medicamento tenha mostrado segurança e melhorias em biomarcadores relacionados ao Alzheimer, não houve retardamento na progressão da doença. A Novo Nordisk considerava o Alzheimer uma aposta arriscada para seus medicamentos, que se tornaram populares para controle de peso.

Nos últimos anos, o uso desses medicamentos cresceu, demonstrando benefícios em diversas condições de saúde, como proteção do coração e dos rins. Estudos anteriores sugeriram que os GLP-1 poderiam ajudar a retardar o declínio cognitivo, mas ensaios maiores eram necessários para confirmar esses benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Martin Holst Lange, diretor científico da Novo Nordisk, destacou a responsabilidade da empresa em explorar o potencial da semaglutida, mesmo diante da baixa probabilidade de sucesso. A extensão de um ano dos ensaios será descontinuada, e os resultados ainda não foram revisados por pares, mas serão apresentados em conferências científicas futuras.

Além disso, a Novo Nordisk tem enfrentado maior concorrência no mercado de perda de peso e anunciou recentemente preços mais baixos para pacientes que pagam em dinheiro pelo Ozempic e Wegovy. Após o anúncio sobre os testes de Alzheimer, as ações da empresa sofreram queda.

LEIA TAMBÉM!

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Sair da versão mobile