Seis casos de infecção por Mpox são confirmados em Porto Velho! A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia alerta sobre a situação e recomenda cuidados.
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) anunciou, nesta quinta-feira (19), que foram registradas seis notificações de infecção pelo vírus Mpox em Porto Velho, município de Rondônia. Todos os casos foram atendidos no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Sesau, os pacientes passaram por avaliação clínica, receberam orientações necessárias e estão em isolamento. Além disso, foi notificado um caso suspeito no Hospital Infantil Cosme e Damião, que já foi descartado, apresentando diagnóstico confirmado de varicela.
A transmissão da doença ocorre principalmente por meio do contato direto com secreções das lesões (bolhas) e, em casos raros, por secreções respiratórias ou utensílios contaminados. A Sesau recomenda que, em situações de lesões características, com ou sem febre, a população busque atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.