Declarações ocorreram nesta quarta-feira (22) durante evento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento em Genebra.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um alerta sobre o “alto risco de guerras comerciais motivadas por bens de consumo”, em meio a “grandes trocas comerciais de serviços”. As declarações ocorreram durante um evento da Unctad em Genebra, na Suíça, nesta quarta-feira (22).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Guterres destacou que o sistema de comércio, fundamentado em regras, enfrenta o risco de “descarrilar”. Ele mencionou que as “altas tarifas” que alguns países enfrentam atualmente representam um significativo problema econômico global, resultando em um aumento das “tensões comerciais”.
Em relação ao clima, o secretário-geral afirmou que o planeta está “à beira do colapso climático”, ressaltando que os últimos dez anos foram os mais quentes já registrados. Ele enfatizou que “nenhum país está a salvo” de desastres naturais como incêndios, enchentes, tempestades e ondas de calor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Guterres pediu que os governos integrem esses alertas em suas políticas e orçamentos, ampliem o financiamento para adaptação climática e cumpram os compromissos de redução de emissões. Ele afirmou que “as energias renováveis são o único caminho credível para deter a destruição do nosso clima”. Além disso, destacou a importância de combater a desinformação e o greenwashing, onde empresas e instituições tentam aparentar responsabilidade ambiental sem adotar práticas sustentáveis.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.