O Gabinete do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) repuxou, pela segunda vez, o encontro com os integrantes da Secretaria Extraordinária da COP30. O evento estava previsto inicialmente para segunda-feira, 11, e fora reagendada para esta quinta-feira, 14. Uma nova data ainda não foi anunciada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O atraso, em ambas as ocasiões, foi solicitado pela ONU, sem que a organização especificasse os motivos para a suspensão do encontro.
A proposta de encontro entre a ONU e os responsáveis pela COP30 é abordar a hospedagem e o alojamento em Belém, no Pará, cidade onde a Conferência do Clima ocorrerá em novembro.
LEIA TAMBÉM!
Com menos de 90 dias do início da COP, o Brasil está sob pressão internacional para alterar o local do evento. O principal motivo da crise é a cobrança excessiva por hospedagens, o que já resultou no cancelamento de participações, incluindo a do presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, e sua comitiva.
Os organizadores da COP30 buscam solucionar a crise oferecendo acomodações para as comitivas e cruzeiros que devem atracar na região, utilizando-os como hotéis. A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, também tenta combater cobranças abusivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, assegura que não há intenção de alterar o local da realização da Conferência. Para o diplomata, Belém representa atualmente a realidade de um país em desenvolvimento e, por conseguinte, é o local adequado para sediar as discussões sobre o futuro climático.
Fonte por: Carta Capital