Secretário de Estado do MMA: Desmatamento reduzido é fundamental para viabilizar negociações

João Paulo Capobianco afirma que houve “um esforço muito grande” do governo para combater a atividade ilegal no país.

08/09/2025 22:25

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ao ser perguntado se a diminuição do desmatamento no país é um diferencial para o Brasil destravar a negociação de acordos comerciais, João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, afirmou: “Com certeza”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O assessor da ministra Marina Silva, Capobianco, destacou, em entrevista à CNN Talks, que o desmatamento ilegal constitui uma das principais objeções dos parceiros comerciais do Brasil, em especial no caso da União Europeia.

Capobianco declarou que o governo tem realizado um esforço considerável no combate ao desmatamento ilegal, e detalhou como se trata de um processo que envolve incentivos, além do surgimento de práticas ilegais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desafio, contudo, reside em evidenciar o que é produzido no Brasil para o cenário internacional.

Desde 2023, o secretário aponta que o país diminuiu em cerca de 50% todo o desmatamento na Amazônia e no Cerrado.

Leia também:

O evento CNN Talks “Potência Verde” reuniu especialistas e autoridades para discutir agricultura regenerativa, bionergia e clima, antecedendo a COP30, a Cúpula do Clima da ONU, que será realizada em Belém, capital do Pará, em novembro.

O corredor bioceânico é uma alternativa ao Porto de Santos e será integrado a quatro países da América do Sul, incluindo o Brasil.

A previsão indica que a rota deverá diminuir em 17 dias o tempo de transporte de mercadorias do Brasil para a Ásia, e em 30% o custo do frete em comparação com a operação via Porto de Santos pelo Oceano Atlântico.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.