Secas e chuvas caracterizam o fim de semana de julho; confira a previsão
Sistema de ciclona extratropical causa chuvas intensas na região Sul do Brasil.
O fim de semana de julho deve apresentar clima seco com ocorrência de chuvas isoladas em diversas regiões do Brasil. A Climatempo aponta que, no sábado (26), o tempo permanecerá instável nas regiões mais extremas do país, com chuvas concentradas principalmente no Sul, Nordeste e Norte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A previsão meteorológica indica que o Sudeste terá pancadas de chuva descontínuas no norte do Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e em áreas costeiras do Espírito Santo. Em algumas regiões, como o norte de São Paulo e o norte de Minas Gerais, a atmosfera permanecerá seca com umidade inferior a 30%. Já no Triângulo Mineiro, a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20%.
As chuvas intensas persistem no sul do país, abrangendo o sul, leste e parte do oeste do Rio Grande do Sul, com alertas para temporais. Já na Serra Gaúcha, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), áreas do sul e leste de Santa Catarina e do sudoeste e leste do Paraná, as chuvas ocorrem de forma isolada. O noroeste e norte do Paraná mantêm tempo estável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Climatempo aponta que a região Centro-Oeste apresenta tempo seco, com a umidade relativa do ar entre 12% e 20% em Goiás, Distrito Federal, leste e norte de Mato Grosso e centro-norte de Mato Grosso do Sul. Já no Nordeste, o interior permanece com tempo firme e seco, sendo que o litoral da Bahia e o leste de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte podem ter pancadas de chuva isoladas.
A previsão para o sábado indica a persistência de temporais no Norte do país, sobretudo em Roraima e nas áreas internas e ocidentais do Amazonas. Em outras regiões, como na fronteira entre Pará e Amapá, as chuvas ocorrem de maneira mais dispersa. Em Rondônia e Tocantins, o tempo está estável, com umidade crítica em Palmas.
Leia também:
Operação Magna Fraus 2 da PF resulta em 21 prisões e apreensões milionárias em ataque à C&M Software
Benedito Mariano critica criação do Consórcio da Paz e defende Ministério da Segurança Pública
STF Demonstra Solidariedade às Famílias em Trágica Operação no Rio de Janeiro
Na última noite do mês (27), ventos fortes se propagaram pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o avanço de uma nova frente fria na região. A precipitação pode ser intensa, principalmente nas capitais.
Na região Sudeste, o dia inicia com tempo estável na maior parte, contudo, há previsão de chuva isolada no extremo sul e em São Paulo, devido à aproximação de uma frente fria. No Rio de Janeiro, o tempo permanece firme e quente, e no litoral do Espírito Santo pode ocorrer chuva fraca e isolada.
Temperaturas em São Paulo devem cair nos próximos dias.
Domingo, chuvas fortes e descontínuas podem ocorrer na região Centro-Oeste do país, sobretudo na área sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o tempo permanece estável e seco.
O interior do Nordeste apresenta clima seco, com dias ensolarados e baixa umidade. As chuvas são restritas à faixa leste e norte da região, com ocorrência de chuvas moderadas nas capitais Aracaju, Salvador, Maceió e Recife, sem alertas relevantes.
No Norte, persistem chuvas entre Amazonas e Roraima, enquanto o tempo permanece quente e seco no sul do Pará e centro-sul de Rondônia.
A instabilidade também é prevista no Sul do Brasil. A chuva deve se destacar ao longo do fim de semana e pode persistir no início da próxima semana, com risco de temporais. A origem seria um ciclone extratropical, que favorece a formação de uma frente fria e que deve manter a chuva presente na região entre sábado (26) e segunda-feira (28).
No Rio Grande do Sul, a formação do ciclone no oceano pode gerar acumulados de chuva que variam de 30 a 110 mm em certas regiões.
Sob a supervisão de Rafael Saldanha.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












