Sebrae divulga a nova versão do Inova Startups, voltada para empresas em fase inicial
Programa, apresentado no Startup Summit 2025, expande a rede de parceiros e reforça o acesso a recursos financeiros para startups.
O Sebrae lançou na quinta-feira, 28, em Florianópolis (SC), a quinta edição do Inova Startups, programa focado em investimentos em negócios inovadores em fase inicial. O anúncio ocorreu durante o segundo dia do Startup Summit 2025, um dos eventos de inovação mais relevantes do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundado em 2021, o Inova Startups foi o primeiro programa de venture capital do Sistema Sebrae. Atualmente, conta com sete sócios institucionais: Sebrae/SC, Sebrae Nacional, Sebrae/SP, Bossa Invest, Raja Ventures, Unifique e BRDE. O grupo já investiu 40 milhões de reais em novos investimentos.
Resultados e expansão
Em quatro anos, o programa aumentou seu capital dez vezes e já investiu em 76 startups de dez estados brasileiros. Recebeu mais de 3.700 inscrições, com até três rodadas de investimento por empresa, e os cheques podem atingir 750 mil reais por operação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, o programa alcançou um recorde de inscrições, com 1.179 startups registradas em todos os estados do país, das quais 17 foram selecionadas para o processo de aceleração.
Critérios de seleção
A Inova Startups procura por negócios inovadores, escaláveis e próximos do ponto de equilíbrio. Os critérios exigidos incluem faturamento mensal mínimo de 10 mil reais, valuation até 15 milhões de reais, modelo de negócios validado (B2B, B2C, B2B2C ou B2G), produto em operação e equipe complementar estruturada.
Leia também:
Cross Sell: Aprenda a aumentar o ticket da sua empresa com dicas práticas
Cartacapital e Sebrae lançam produção ‘do micro ao macro’
Itau, IFC e FGV Revelam: Capacitação Impulsiona Negócios de Mulheres
As startups também precisam ter validado o ajuste entre problema e solução e demonstrar uma visão clara de sustentabilidade financeira.
O governo oferece suporte ao empreendedorismo.
A iniciativa reforça a importância do estado na economia contemporânea, segundo Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor superintendente do Sebrae/SC.
Estamos falando de um modelo que já provou sua eficácia, tanto no número de empresas investidas quanto em resultados concretos. A partir de iniciativas como essa, reforçamos o papel de Santa Catarina como protagonista no cenário nacional, ao tempo em que criamos condições para que empreendedores tenham acesso ao capital, ao conhecimento e à rede necessários para escalar seus negócios.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












