Sebastian Vettel Considera Retorno à Fórmula 1
O tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel, expressou sua disposição para retornar à categoria, desde que a função tenha “significado e propósito”. O piloto alemão, que conquistou seus títulos com a Red Bull, se aposentou no final de 2022, após correr pela Aston Martin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, Vettel participou de ações de conscientização sobre o clima em Interlagos. Em entrevista à Reuters, ele comentou: “Se for um tempo bem aproveitado, se houver um desafio e um componente humano — que eu realmente aprecio —, por que não?”.
O ex-piloto, de 38 anos, enfatizou que não deseja estar na Fórmula 1 apenas por questões financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reflexões sobre o Futuro
Vettel também deixou claro que não está em busca ativa de um cargo na Fórmula 1. “Talvez seja um cargo inédito…não sei. Não estou batendo nas portas dizendo ‘olha, podem me contratar para fazer isso ou aquilo?’”, afirmou. Recentemente, surgiram especulações sobre uma possível substituição do consultor da equipe Red Bull, Helmut Marko, por Vettel.
Desde sua aposentadoria, o ex-piloto tem se dedicado a iniciativas ambientais. Antes de sua participação no Grande Prêmio, ele esteve no Brasil para um evento promovido pelo príncipe William, em preparação para a COP30. Vettel reconheceu a contradição entre a luta contra as mudanças climáticas e a Fórmula 1, que realiza 24 corridas anuais com grandes deslocamentos.
LEIA TAMBÉM!
Sustentabilidade na Fórmula 1
Ele destacou a importância de soluções como combustíveis sintéticos e a meta da categoria de zerar as emissões de carbono até 2030. “Se a Fórmula 1 puder liderar essa transformação, ela não só garantirá seu espaço no futuro, mas também terá um propósito claro ao mostrar aos outros: ‘vamos lá, façam o mesmo’”, afirmou.
Vettel também declarou que não se arrepende de sua decisão de se aposentar. “Fui muito privilegiado por poder escolher o momento de parar. Tomei essa decisão e não me arrependo”, disse. Ele espera continuar contribuindo para o esporte e acredita que ainda há muito a aprender e fazer.
