Secretário do Tesouro, Scott Bessent, prevê crescimento em 2026 com ‘Pacote Crescimento’. Economista alerta para desafios e divisão na percepção da economia.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, expressou otimismo em relação ao desempenho da economia em 2026. Em declarações feitas no domingo (24.nov.2025), ele assegurou que o país não enfrentaria risco de recessão, especialmente devido às medidas econômicas implementadas pelo governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bessent acredita que os cidadãos americanos começarão a sentir os benefícios dessas políticas, principalmente nos setores de comércio e tributação.
O secretário mencionou o pacote de gastos aprovado pelo Congresso, apelidado pelo governo de “Pacote Crescimento”, como um elemento fundamental para o crescimento econômico. O pacote inclui a manutenção dos cortes de impostos de 2017, a criação de bônus para idosos para compensar impostos da Previdência e a ampliação da dedução para impostos estaduais e locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o pacote traz alterações tributárias que afetam gorjetas, horas extras e empréstimos automotivos.
Apesar do otimismo, Bessent reconheceu que alguns setores da economia, como o habitacional e aqueles sensíveis às altas de juros, apresentam sinais de fraqueza. Ele acredita que a inflação está sendo impulsionada pelo setor de serviços, mas espera que a queda nos preços de energia ajude a reduzir os índices nos próximos meses.
O diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, alertou que os dados do quarto trimestre podem indicar um enfraquecimento devido ao longo período de greves.
Pesquisas recentes indicam uma divisão na percepção da economia entre os eleitores. Uma pesquisa da NBC News revelou que cerca de dois terços dos eleitores registrados consideram que o governo Trump não está entregando o esperado em relação ao custo de vida.
A avaliação varia de acordo com a renda, com pessoas de maior renda dando uma nota média de 6,2 para o ambiente econômico, enquanto pessoas de menor renda atribuíram uma nota de 4,4.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.