Declarações de Scott Bessent sobre a Disputa da Groenlândia
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta segunda-feira (19) que os governos europeus não devem retaliar contra as ações dos EUA na disputa sobre a Groenlândia. Bessent considerou imprudente qualquer medida comercial retaliatória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele fez essas declarações enquanto se preparava para participar do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que ocorre esta semana. Bessent pediu que a Europa confiasse nas intenções do presidente Donald Trump em relação à Groenlândia.
Negociações em Andamento
“Estive viajando e não tive contato com autoridades europeias, mas conversei com o presidente Trump. Há muitas negociações em andamento e todos devem levá-lo a sério”, disse Bessent.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No sábado (17), Trump anunciou tarifas sobre países que participaram de exercícios militares na Operação Arctic Endurance, após ameaçar anexar a Groenlândia. Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, membros da OTAN, terão tarifas a partir de 1º de fevereiro.
Tarifas e Acordos
Segundo Trump, a tarifa inicial será de 25% e será aplicada até que um acordo para a compra da Groenlândia seja firmado. Um pacote de 93 bilhões de euros (US$ 107,68 bilhões) entrará em vigor automaticamente em 6 de fevereiro, caso não haja um acordo com os EUA, conforme informou um diplomata da UE à Reuters no domingo (18).
