Ações Empresariais Globais Impulsionam Transição Energética
Uma coalizão empresarial global, composta por quase 40 milhões de empresas de mais de 60 países, apresentou oficialmente 23 prioridades climáticas à presidência da COP30. O evento foi realizado durante a Sustainable Business COP (SB COP), em parceria com a Bloomberg, durante a Semana do Clima de Nova York.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento representa o maior esforço coordenado do setor privado mundial para influenciar as negociações climáticas, a menos de 50 dias da grande conferência do clima da ONU em Belém do Pará. Lideranças empresariais brasileiras e internacionais, como Ricardo Alban, presidente do conselho empresarial da SB COP30 e da CNI, apresentaram as propostas.
As prioridades visam acelerar a transição energética, promover o apoio financeiro para enfrentar a crise climática e garantir uma transição justa, com ampliação do acesso à energia e saneamento básico. A coalizão também busca fortalecer cadeias de valor sustentáveis, incorporando economia circular e bioeconomia, além de reforçar a colaboração global com estruturas comuns para mercados de carbono.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ex-prefeito de Nova York e enviado especial da ONU para Ambições Climáticas, Michael Bloomberg, destacou a importância dos avanços conquistados desde a assinatura do Acordo de Paris, embora reconheça que ainda são insuficientes. A urgência do tema ganhou contornos ainda mais dramáticos com a apresentação de dados econômicos pela vice-presidente executiva para uma Transição Limpa, Justa e Competitiva da União Europeia, Teresa Ribera, que apontou uma redução do Produto Interno Bruto global devido às mudanças climáticas.
