Satélites meteorológicos estão coletando dados de Vênus de forma não intencional há 10 anos

Lançados em 2014 e 2016, os satélites japoneses foram programados para monitorar o clima da Terra, porém, também detectaram outras informações.

24/07/2025 15:19

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Dois satélites meteorológicos japoneses, destinados a monitorar o clima da Terra, registraram dados sobre o planeta Vênus ao longo de uma década.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os satélites Himawari-8 e Himawaru-9 foram lançados em 2014 e 2016, respectivamente, para analisar padrões climáticos do planeta, incluindo tempestades, furacões e outros fenômenos meteorológicos, além de ocasionalmente registrar outros corpos celestes da nossa vizinhança cósmica, como a Lua e os demais planetas do Sistema Solar.

Através desses registros, é possível notar mudanças sutis na intensidade da luz emitida por Vênus, o que revelou novos detalhes desconhecidos sobre o planeta, como mudanças nas temperaturas das nuvens e fenômenos chamados de marés térmicas e ondas de Rossby.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados, obtidos de forma espontânea nos últimos 10 anos, representam um dos registros mais extensos de infravermelho de Vênus disponíveis e podem contribuir para a nossa compreensão da atmosfera do planeta.

Os cientistas que divulgaram as descobertas sobre Vênus – publicadas no mês passado na revista “Earth, Planets and Space” – também planejam analisar as imagens capturadas pelos satélites meteorológicos japoneses de outros corpos celestes do Sistema Solar.

Leia também:

Evidências de possíveis sinais de vida foram descobertas em Vênus.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.