Saque Extraordinário do FGTS: Condições para Acesso em Casos de Doenças Graves
Em 29 de dezembro, a Caixa Econômica Federal esclareceu um critério pouco divulgado que possibilita o saque do FGTS: o diagnóstico de doenças graves. Essa modalidade permite que o trabalhador acesse o fundo para auxiliar no custeio de tratamentos médicos e outras necessidades relacionadas à saúde do paciente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem pode solicitar esse benefício? A Caixa permite o saque do FGTS quando o trabalhador ou seus dependentes são diagnosticados com doenças consideradas graves. A definição de “doença grave” é determinada pela análise da perícia médica federal, que avalia o relatório médico, exames e dados clínicos do paciente.
O processo de solicitação é totalmente digital e realizado em quatro etapas. O trabalhador deve acessar o aplicativo FGTS e seguir as instruções para inserir os dados solicitados. É necessário apresentar alguns documentos para comprovar o diagnóstico e o direito ao benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A perícia médica federal é responsável por confirmar o diagnóstico da doença, com base no relatório médico, exames e dados clínicos. Após a análise, a Caixa irá validar as informações e, se estiver tudo correto, credita o valor do FGTS na conta do trabalhador.
É importante ressaltar que a Caixa orienta a evitar fraudes e a utilizar apenas os canais oficiais para obter informações sobre o processo de solicitação. Nunca forneça senhas, códigos ou dados pessoais em sites ou aplicativos desconectados, e desconfie de promessas de liberação mediante pagamento.
