Saque-Aniversário FGTS 2026: Descubra como funciona e se vale a pena! 💰 Saiba como antecipar o saque no mês do seu aniversário e as novas regras aprovadas em 2026. 🚀
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade opcional do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço que permite ao trabalhador retirar anualmente uma parte do saldo do FGTS no mês do seu aniversário, em vez de esperar uma demissão para sacar o valor total.
Mas como funciona em 2026 e se vale a pena antecipar o dinheiro?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem saque-aniversário pode recorrer a instituições financeiras que adiantam o dinheiro que você teria direito nos próximos anos em troca de juros e custo financeiro. Contudo, as regras dessa antecipação mudaram bastante recentemente e continuam valendo em 2026.
As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Curador do FGTS e começaram a valer a partir de 1º de novembro de 2025, com efeitos que se estendem por 2026. As regras foram feitas para enxugar o uso da antecipação como crédito fácil e proteger o saldo do trabalhador.
1. Carência de 90 Dias: Se você aderir ao saque-aniversário agora, só poderá solicitar a antecipação do saque após 90 dias da adesão. Antes, era possível pedir o empréstimo imediatamente após aderir ao saque-aniversário.
2. Limite de Operações: Só é possível uma antecipação por ano – você não pode fazer vários empréstimos relacionados ao saque-aniversário no mesmo ano civil.
3. Limites de Valor por Parcela: Cada parcela antecipada tem um valor máximo, que varia de acordo com o saldo do seu FGTS.
4. Quantidade de Parcelas: O número máximo de parcelas que você pode receber é limitado, dependendo do seu saldo.
Com as novas regras, o processo de antecipação do saque-aniversário se tornou mais restrito. O trabalhador precisa considerar cuidadosamente os juros e taxas cobrados pelas instituições financeiras, além de avaliar se o valor da antecipação é realmente necessário.
Com as restrições maiores, a vantagem de antecipar diminuiu muito em comparação com os anos anteriores. Antes de contratar, vale simular o custo total e comparar com outras formas de crédito (como empréstimo pessoal ou consignado), considerando taxas, prazos e risco financeiro.
Especialista: Lilacunha, jornalista com foco em direitos e benefícios sociais, alerta: “Com as restrições maiores, a vantagem de antecipar diminuiu muito em comparação com os anos anteriores. Antes de contratar, vale simular o custo total e comparar com outras formas de crédito (como empréstimo pessoal ou consignado), considerando taxas, prazos e risco financeiro.”
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.