São Paulo suspende Rodízio Municipal de Veículos em dia de feriado prolongado
A Prefeitura de São Paulo suspende o Rodízio Municipal de Veículos nesta sexta-feira (21), em razão do “feriadão” do Dia da Consciência Negra.
Suspensão do Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo
A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do Rodízio Municipal de Veículos para carros nesta sexta-feira (21). Embora não seja um feriado oficial, o dia faz parte do “feriadão” prolongado em razão do Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira (20).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi tomada devido à expectativa de diminuição na circulação de veículos durante o feriado prolongado, conforme informou a administração municipal. As demais restrições de trânsito na cidade permanecerão em vigor ao longo do dia.
Restrições que continuam em vigor
- Rodízio de veículos pesados (caminhões);
- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);
- As faixas exclusivas de ônibus também não estarão liberadas.
Sobre o Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi oficialmente instituído em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Naquele momento, a data ainda não era considerada um feriado nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de 21 de dezembro do ano passado, a data passou a ser reconhecida como feriado em todo o Brasil, sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A escolha do dia remete à morte de Zumbi dos Palmares, um importante símbolo da resistência negra à escravidão.
Próximos feriados prolongados
Os próximos feriados também cairão em quintas-feiras, facilitando a combinação com o final de semana. O Natal será celebrado no dia 25 de dezembro e o Ano Novo no dia 1º de janeiro de 2026. As vésperas, 24 e 31 de dezembro, terão ponto facultativo após as 13h.
Leia também:
Polícia Militar Rodoviária detém brasileira em Santo André, mas Justiça a libera rapidamente
Rafinha Carvalho vive momento de tensão ao testemunhar assalto a relojoaria em Campinas
Conflito entre torcidas Gaviões da Fiel e Independente após clássico em São Paulo gera tensão
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












