São Paulo registra caso de gripe aviária em ave entregue à Unesp

Este é o primeiro caso detectado após o Brasil ser declarado livre da gripe aviária na última quarta-feira (18.jun).

23/06/2025 17:51

3 min de leitura

São Paulo registra caso de gripe aviária em ave entregue à Unesp
(Imagem de reprodução da internet).

A Prefeitura de Jaboticabal, em São Paulo, confirmou na segunda-feira (23.jun.2025) um caso de gripe aviária em uma marreca-cabocla. O animal foi entregue por uma mulher não identificada na FCAV (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em 16 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O animal foi direcionado ao setor de patologia de animais selvagens da instituição. Amostras foram coletadas pelo serviço veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e enviadas ao LFDA (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária), em Campinas.

Em nota (leia abaixo a íntegra), a administração municipal informou que todas as medidas estão sendo adotadas para identificar a mulher que teve contato com o animal e assegurar a devida assistência em saúde.

Leia também:

A prefeitura investiga se outras pessoas tiveram contato com o animal, a fim de que as medidas sanitárias possam ser aplicadas.

Ressaltou que, até o momento, não há registro de transmissão da gripe aviária entre humanos no município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi estabelecido um Comitê de Crise para acompanhar o caso, e a Secretaria de Saúde implementou o monitoramento sugerido pelas autoridades sanitárias “para evitar riscos à população”.

Em 18 de junho, o Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou que o Brasil estava isento da influenza aviária de alta patogenicidade. A informação ocorreu após um período de quarentena sanitária de 28 dias sem registros de novos casos da gripe aviária em propriedades rurais.

A entidade iniciou a comunicação oficial com países que haviam imposto restrições temporárias – em nível nacional, estadual ou regional – à exportação de produtos aviários, com o objetivo de retomar o comércio internacional.

A etapa seguinte é a retomada da atividade comercial regular. Já estamos iniciando os diás de maneira muito eficaz com os países que restringiram as compras no Brasil e no Rio Grande do Sul. O Brasil sai fortalecido, declarou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

O cenário de ausência de casos da doença iniciou-se em 22 de maio, após a finalização da desinfecção da única granja comercial impactada pela enfermidade no país. O local está situado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde o primeiro caso foi detectado em 16 de maio.

Leia a íntegra da nota da Prefeitura de Jaboticabal:

A Prefeitura Municipal de Saúde comunicou o registro de um caso de gripe aviária (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – APP) em ave selvagem no município.

Um caso foi registrado em uma ave marreca-cabocla (Dendrocygna autumnalis), encontrada nas dependências da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Unesp/FCAV) de Jaboticabal em 16 de junho por uma mulher não identificada.

O animal foi direcionado ao setor de Patologia de Animais Selvagens. Foram coletadas amostras, sob a responsabilidade do serviço veterinário oficial da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA – Campinas/SP).

A prefeitura esclarece que está tomando todas as providências para encontrar a mulher e garantir o atendimento de saúde adequado, considerando o contato direto com o animal infectado. Também se investiga se outras pessoas tiveram exposição semelhante, para que possam ser aplicadas ações sanitárias.

Foi criado um Comitê de Crise e a Secretaria de Saúde já iniciou as ações de controle e monitoramento recomendadas pelas autoridades sanitárias para evitar riscos à população.

Ressaltamos que, até o momento, não há registro de transmissão da gripe aviária entre humanos no município.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.