São Paulo é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa em Cinema, destacando-se na economia criativa e democratizando o acesso à cultura com novas salas.
A cidade de São Paulo recebeu o título de Cidade Criativa na categoria Cinema, concedido pela Unesco, integrando uma rede internacional que conta com 246 cidades ao redor do mundo. No Brasil, 14 localidades estão incluídas nesse ranking. A cerimônia de entrega do título ocorreu na última terça-feira (2).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse reconhecimento posiciona a capital paulista como um dos principais centros audiovisuais da América Latina, além de fortalecer sua presença na economia criativa global. De acordo com a prefeitura, a cidade tem se destacado no setor cinematográfico, com um aumento na construção de salas de cinema nas periferias.
Atualmente, São Paulo conta com 32 salas de cinema, e até 2026, mais seis serão inauguradas. Essa iniciativa visa garantir a democratização do acesso e a interiorização da cultura na cidade. Projetos como o Circuito Spcine e o Cinema em Bibliotecas oferecem sessões gratuitas em equipamentos culturais, focando na formação, inclusão e inovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um investimento de R$ 80 milhões será destinado ao setor entre o segundo semestre de 2025 e o primeiro semestre de 2026, parte de um pacote maior que totaliza mais de R$ 143 milhões, anunciado no 4º Fórum Spcine. Para Totó Parente, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, esse é um momento histórico para a cidade.
“O audiovisual tem impacto direto na economia criativa e na geração de empregos. Acreditamos no seu poder de difundir a cultura da cidade e de projetar São Paulo para o mundo”, afirmou Parente.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.