São Paulo Registra Menor Índice de Abandono Escolar em Uma Década
A cidade de São Paulo atingiu o menor índice de abandono escolar da última década entre estudantes da rede municipal de ensino fundamental e médio, com apenas 0,6% dos alunos deixando a escola, conforme o Censo Escolar 2024. Em 2014, essa taxa era de 1,9%.
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Atualmente, mais de 437 mil alunos estão matriculados nesses dois ciclos, enquanto a Rede Municipal de São Paulo conta com mais de 1 milhão de estudantes.
Em comparação, os dados mais recentes do Inep (2021) indicam taxas de 5,9% no ensino médio e 2,3% no fundamental. No mesmo ano, São Paulo registrou índices de 2,8% e 0,9%, respectivamente, durante o primeiro ano da gestão de Ricardo Nunes. Desde então, os números têm apresentado uma queda consistente.
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Ações da Prefeitura para Reduzir o Abandono Escolar
Esse avanço é resultado direto das políticas implementadas pela Prefeitura para assegurar o direito à aprendizagem e a permanência dos alunos. Entre as principais iniciativas estão o Programa Mães Guardiãs, que foi ampliado de 70 para 5 mil vagas, e o Programa Estudante Presente Transforma Futuros, desenvolvido em parceria com o Unicef.
Essas ações fortalecem a conexão entre escola, família e comunidade, permitindo a identificação e a reversão rápida de casos de afastamento escolar. O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, ressalta que “a queda reflete o trabalho diário de busca ativa, acolhimento e acompanhamento das nossas equipes em cada território”.
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Investimentos em Educação e Condições para Permanência dos Alunos
A Prefeitura também tem ampliado os investimentos em Educação. O orçamento de R$ 22,9 bilhões para 2025 deve aumentar 16% em 2026, alcançando R$ 26,5 bilhões. Esses recursos são direcionados para áreas como atendimento psicossocial (NAAPA), reforço pedagógico, segurança alimentar, material e uniforme escolar, além do TEG (Transporte Escolar Gratuito).
Essas iniciativas visam garantir condições adequadas para que cada criança e jovem continue seus estudos. É importante diferenciar o abandono escolar, que ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas, mas pode retornar no ciclo seguinte, da evasão, que é o rompimento definitivo do vínculo com a escola.
