Santos anuncia a contratação de Christian Oliva
O Santos confirmou a contratação do meio-campista uruguaio Christian Oliva, que se juntará a Gabigol e Neymar no time. A expectativa é que o técnico Vojvoda utilize Oliva para formar um trio ofensivo com os dois craques. Na última semana, Lucas Musetti, durante uma live do clube, analisou a contratação, abordando aspectos técnicos e financeiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Musetti, Oliva pode ser um bom reforço, mas a repercussão seria diferente se ele fosse brasileiro. Ele destacou que a movimentação em torno de jogadores estrangeiros tende a ser mais intensa. O meia teve passagens por clubes internacionais, como Juárez, no México, e no futebol italiano, mas não obteve sucesso e retornou ao Nacional do Uruguai.
Apesar disso, sua contratação se mostrou viável financeiramente para o Santos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes do contrato e desempenho
Christian Oliva assinou um contrato de três anos com o Santos. O clube analisou suas estatísticas e decidiu que o investimento era adequado para o próximo ciclo. Em 2025, Oliva participou de 42 jogos, sendo 40 como titular, e contribuiu com três gols e três assistências.
Ele teve uma média de 11,8 recuperações de bola por 90 minutos, 83% de aproveitamento nos passes e 57% de duelos aéreos ganhos, embora tenha recebido 16 cartões amarelos.
LEIA TAMBÉM!
Com isso, o Santos deve se preparar para possíveis ausências do jogador devido a suspensões. Em 2026, o clube já havia contratado Rony e Gabigol, além de renovar com Neymar até o final do ano, buscando fortalecer o elenco para uma temporada mais competitiva e evitar os riscos de rebaixamento enfrentados no ano anterior.
