Santa Catarina proíbe a criação e restringe a circulação de pitbulls

Decreto estabelece a castração obrigatória a partir dos 6 meses para cães da raça e outras 10 raças derivadas.

12/07/2025 16:45

1 min de leitura

Santa Catarina proíbe a criação e restringe a circulação de pitbulls
(Imagem de reprodução da internet).

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou o decreto (1.047 de 2025) que restringe a criação, comercialização e circulação de pitbulls e dez raças derivadas, abrangendo todo o território estadual. Além disso, estabelece a castração obrigatória a partir dos seis meses de idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova legislação ainda estabelece restrições à circulação dos cães em espaços públicos. Os animais ficam proibidos de circular ou permanecer em locais com grande presença de pessoas, como ruas, praças, jardins e parques públicos, além de áreas próximas a hospitais, unidades de saúde e instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas.

A circulação somente será autorizada quando os animais forem conduzidos por indivíduos com mais de 18 anos, empregando coleira com peitoral e fone de ouvido adequados ao tamanho e às características do animal.

Leia também:

Tutores ou condutores são responsabilizados por eventuais prejuízos causados pelo animal que possuem sob sua responsabilidade. O não cumprimento das normas pode acarretar multa no valor de R$ 5.000, podendo ser ampliado em caso de reincidência.

Em certas circunstâncias, o animal poderá ser apreendido. Além da sanção financeira, o responsável poderá ser responsabilizado por reparação ou compensação de prejuízos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fiscalização ficará a cargo dos municípios, que serão responsáveis por providenciar o recolhimento do animal em caso de reincidência, abandono ou ataque a pessoas ou outros animais e emitir o registro da ocorrência, necessário para a aplicação da multa e autuação formal.

De acordo com o decreto, são classificadas como raças derivadas: pitbulls.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.