Cinco padres e um professor praticaram abusos sexuais contra dezenas de estudantes de uma escola em Nantes, na França, ao longo de quatro décadas, conforme divulgado nesta sexta-feira, 29, pela instituição que gerencia as escolas católicas da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esses eventos ocorreram entre 1958 e 1995, especificamente, e envolviam padres, bem como pelo menos um membro do corpo docente do colégio Saint-Stanislas de Nantes”, declarou Frédéric Delemazure, diretor diocesano da rede de escolas católicas do departamento de Loire-Atlantique.
Os relatos surgiram através de depoimentos das próprias vítimas ou de seus familiares, que descreveram uma série de estupros, agressões sexuais e toques inadequados na escola. Em pelo menos um caso, o crime ocorreu durante acampamentos organizados pela instituição.
LEIA TAMBÉM!
Três das vítimas e os cinco padres envolvidos já faleceram. As vítimas, nove homens e uma mulher, eram estudantes do ensino médio na época dos acontecimentos.
Segundo Delemazure, os abusos foram documentados entre 1958 a 1978; 1980 a 1981; e 1991 a 1995. Os relatos foram direcionados às autoridades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor acrescentou que, desde a publicação do relatório da Comissão Independente sobre o Abuso Sexual na Igreja em 2021, que revelou a existência de 216 mil vítimas de abusos sexuais na França desde 1950, a instituição foi alvo de diversas vezes de grafites “acusando os homens da Igreja de estupro”.
O bispo de Nantes, Monsenhor Laurent Percerou, solicitou que outras testemunhas de ocorrências parecidas relatassem suas histórias “com a expectativa de que sejam divulgadas as pessoas que tenham sido vítimas de agressões físicas ou sexuais em Saint-Stanislas, assim como nas unidades escolares católicas do departamento”.
Fonte por: Carta Capital