Sabesp Solicita Registro de OPA para Ações da Emae
A Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) anunciou que a Sabesp irá apresentar à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) um pedido de registro de oferta pública para a aquisição das ações ordinárias restantes da companhia. Essa operação será classificada como uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) por alienação de controle, conforme informações da Emae.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo a Emae, a Sabesp, na condição de nova controladora, não forneceu detalhes sobre as mudanças que serão implementadas ou o cronograma para essas alterações. Essa movimentação ocorre após uma transação com a Vórtx Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.
Participação da Sabesp na Emae
Com essa operação, a Sabesp passou a possuir 11.009.550 ações ordinárias e 29.950 ações preferenciais da Emae, totalizando cerca de 74,9% do capital social votante e 29,79% do capital social total da empresa. Em outubro de 2025, a participação era de aproximadamente 66,8% do total.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se a operação for finalizada, a Sabesp terá 11.009.550 ações ordinárias e 14.886.850 ações preferenciais, o que representará cerca de 70,1% do capital social total da Emae. A Emae também informou que, exceto pelo contrato com a Axia, a Sabesp não possui outros acordos relacionados ao exercício de direito de voto ou à compra e venda de valores mobiliários da empresa.
Em um comunicado recente, a Sabesp afirmou que, por enquanto, não planeja cancelar o registro de companhia aberta da Emae dentro do prazo de um ano e que ainda não há uma definição sobre uma possível reorganização societária entre a Emae e a própria Sabesp.
