Rússia solicita “prudência” em meio a retórica nuclear decorrente do envio de submarinos por Trump

O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, deverá visitar a Rússia em breve para buscar amenizar as tensões e reativar as negociações com o país, sob p…

04/08/2025 9:15

1 min de leitura

Rússia solicita “prudência” em meio a retórica nuclear decorrente do envio de submarinos por Trump
(Imagem de reprodução da internet).

O Kremlin fez um apelo na segunda-feira, 4, para uma “grande prudência” nas ameaças nucleares, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar na sexta-feira o envio de dois submarinos em resposta aos comentários do ex-presidente russo Dmitri Medvedev.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, declarou que “Acreditamos que todos devem ser muito prudentes em suas declarações sobre o tema nuclear”.

Peskov também declarou que os dois submarinos americanos anunciados como enviados por Trump já estão em serviço permanentemente.

Leia também:

“Não queremos ser envolvidos em uma discussão desse tipo”, declarou.

Trump decidiu em sexta-feira em resposta às declarações consideradas provocativas do ex-presidente Medvedev, que desde o início da ofensiva na Ucrânia, em 2022, proferiu diversos comentários hostis contra os países ocidentais nas redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente americano não detalhou os destinos dos submarinos, tampoco esclareceu se se tratava de submarinos com propulsão nuclear ou armados com ogivas atômicas.

Donald Trump, que apresentou uma abordagem mais amigável com o presidente Vladimir Putin após seu retorno ao cargo em janeiro, manifestou nas últimas semanas sua insatisfação e ameaçou aplicar novas sanções contra a Rússia caso Moscou não cesse a invasão da Ucrânia.

Apesar da tensão, o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, deve visitar a Rússia nesta semana, a poucos dias do término do prazo estabelecido pelo presidente dos Estados Unidos a seu homólogo russo.

Peskov afirmou que a visita será “importante e útil”.

“Estamos sempre satisfeitos em ver Witkoff em Moscou e animados com o contato com ele”, declarou, após indicar que não descarta a possibilidade de uma reunião com Putin.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.