Rússia Apresenta Imagens de Drone Abatido em Suposto Ataque Ucraniano
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou, nesta quarta-feira (31), imagens que, segundo a pasta, mostram um drone abatido que teria sido utilizado em uma tentativa de ataque a uma residência presidencial russa. Durante uma coletiva de imprensa, o ministério buscou evidenciar que a Ucrânia teria realizado o ataque, contestando as negativas do governo de Volodymyr Zelensky.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Ucrânia, por sua vez, afirma que a Rússia não apresentou provas concretas para respaldar as acusações e sugere que o suposto ataque foi uma invenção para dificultar as negociações para o término do conflito. Autoridades de diversos países ocidentais também questionaram a versão russa e a veracidade do ataque.
Detalhes do Suposto Ataque
As imagens mostraram o major-general Alexander Romanenkov explicando como Moscou acredita que a Ucrânia atacou uma das residências do presidente Vladimir Putin na região de Novgorod. Romanenkov declarou que 91 drones foram lançados das regiões ucranianas de Sumy e Chernihiv em um ataque “meticulosamente planejado”, que, segundo ele, foi frustrado pelas defesas aéreas russas, sem causar danos ou feridos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O vídeo também incluiu imagens de um militar russo ao lado de fragmentos do que seria um drone ucraniano Chaklun-V abatido, que estava carregado com um artefato explosivo de 6 kg que não detonou. No entanto, o ministério não esclareceu como identificou o alvo do dispositivo.
A Reuters não conseguiu confirmar a localização e a data das imagens que mostram os fragmentos do dispositivo destruído.
LEIA TAMBÉM!
Testemunhos e Respostas
Outras imagens apresentaram um homem, identificado como Igor Bolshakov, de uma vila na região de Novgorod, que relatou ter ouvido mísseis antiaéreos em ação. Até o momento, a Ucrânia não respondeu a um pedido de comentário da Reuters sobre as imagens divulgadas.
