Costa planeja realizar reuniões para examinar o documento nesta semana e buscar uma saída com o Congresso após a recessão.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, na segunda-feira (21.jul.2025), que o governo apresentará alternativas à lei do licenciamento ambiental aprovada pelo Congresso. De acordo com ele, a estratégia do Planalto será identificar os principais pontos de discordância e negociar uma solução com o Congresso, que poderia ser em formato de medida provisória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Propôs-se a buscar uma solução mediadora, pois alguns pontos são excessivamente prejudiciais ao meio ambiente. Considera-se que, em certos casos, será necessário reverter tais pontos por meio de negociação ou medida provisória com o Congresso Nacional, conforme declarado em Salvador (BA).
A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dedicará esta semana ao diagnóstico, avaliando detalhadamente as aprovações para apresentar ao chefe do Executivo as medidas a serem vetadas, negociadas ou sancionadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alinhado com o Presidente da República, e considerando a posição de nossas equipes técnicas, será validado e, a partir da próxima semana, com o retorno do Congresso, iniciará um diálogo para encontrar uma medida que resolva esses pontos principais, que são muito danosos ao meio ambiente.
align=”center”>Marina discorda.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima informou, em nota, que sua equipe técnica já trabalha na análise dos “encaminhamentos cabíveis” para responder aos efeitos da nova legislação. Não foram detalhadas as possíveis medidas.
O Ministério informou ter realizado diálogo com os relatores do projeto no Congresso e formalizou um pedido para que a votação ocorresse após o recesso, visando promover maior debate e construção conjunta.
O texto foi aprovado por 267 votos a favor e 116 contrários.
O ministério declarou que sempre sinalizou de forma clara sua discordância em relação aos conteúdos do PL que fragilizam os instrumentos de licenciamento ambiental e disse estar à disposição para seguir em diálogo com o Congresso.
Aprovado o texto que institui a LAC e a LAE (Licença Ambiental Especial), possibilitando o licenciamento simplificado de grandes obras consideradas de “prioridade nacional” pelo governo.
Atividades militares, criação de gado de pequena escala, manejo extensivo ou semi-intensivo estarão isentos de licenciamento.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.