Costa planeja realizar reuniões para examinar o documento nesta semana e buscar uma saída com o Congresso após a recessão.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, na segunda-feira (21.jul.2025), que o governo apresentará alternativas à lei do licenciamento ambiental aprovada pelo Congresso. De acordo com ele, a estratégia do Planalto será identificar os principais pontos de discordância e negociar uma solução com o Congresso, que poderia ser em formato de medida provisória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Propôs-se a buscar uma solução mediadora, pois alguns pontos são excessivamente prejudiciais ao meio ambiente. Considera-se que, em certos casos, será necessário reverter tais pontos por meio de negociação ou medida provisória com o Congresso Nacional, conforme declarado em Salvador (BA).
A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dedicará esta semana ao diagnóstico, avaliando detalhadamente as aprovações para apresentar ao chefe do Executivo as medidas a serem vetadas, negociadas ou sancionadas.
Alinhado com o Presidente da República, e considerando a posição de nossas equipes técnicas, será validado e, a partir da próxima semana, com o retorno do Congresso, iniciará um diálogo para encontrar uma medida que resolva esses pontos principais, que são muito danosos ao meio ambiente.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima informou, em nota, que sua equipe técnica já trabalha na análise dos “encaminhamentos cabíveis” para responder aos efeitos da nova legislação. Não foram detalhadas as possíveis medidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério informou ter realizado diálogo com os relatores do projeto no Congresso e formalizou um pedido para que a votação ocorresse após o recesso, visando promover maior debate e construção conjunta.
O texto foi aprovado por 267 votos a favor e 116 contrários.
O ministério declarou que sempre sinalizou de forma clara sua discordância em relação aos conteúdos do PL que fragilizam os instrumentos de licenciamento ambiental e disse estar à disposição para seguir em diálogo com o Congresso.
Aprovado o texto que institui a LAC e a LAE (Licença Ambiental Especial), possibilitando o licenciamento simplificado de grandes obras consideradas de “prioridade nacional” pelo governo.
Atividades militares, criação de gado de pequena escala, manejo extensivo ou semi-intensivo estarão isentos de licenciamento.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.