O ministro da Casa Civil, Rui Costa, manifestou críticas nesta terça-feira (7) ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em razão da publicação pública de conteúdos do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em respaldo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Costa declarou, ao participar do programa “Roda Viva”, da TV Cultura, que o governador paulista prioriza o apoio a discursos de Trump em detrimento da defesa dos interesses da economia nacional e dos empresários do estado.
O ministro declarou ter observado o governador de São Paulo realizar uma publicação pública mencionando o Donald Trump. O Trump tem emitido ameaças a empresários brasileiros, aos setores produtores agrícolas e industriais do Brasil.
LEIA TAMBÉM!
Parece que o Tarcísio está mais interessado em defender o Trump do que os empresários paulistas, ou mesmo os trabalhadores brasileiros.
Costa também comparou a atuação do governo federal de Tarcísio. Segundo ele, enquanto o presidente Lula atua em defesa dos trabalhadores e do setor produtivo nacional, o governador de São Paulo estaria alinhado a interesses externos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto Lula adota a postura de defender a população e os empresários brasileiros, o governo de São Paulo está preocupado em defender Donald Trump, que publicou uma declaração favorável a Bolsonaro, afirmou o ministro.
A crítica direcionada a Trump, em publicação nas redes sociais, classificou o julgamento de Bolsonaro como “caça às bruxas” e defendeu que o ex-presidente “seja julgado pelo povo”.
Tarcísio divulgou a afirmação do republicano em seu perfil oficial, reiterando o apoio a Bolsonaro, com quem foi ministro da Infraestrutura e aliado político próximo.
O presidente @realDonaldTrump considera que @jairbolsonaro deve ser julgado unicamente pelo povo brasileiro, nas eleições. Força, presidente!
Tarcísio Gomes de Freitas, 7 de julho de 2025
Trump defende Bolsonaro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua rede social, a Truth Social, nesta segunda-feira (7). O republicano afirmou que Bolsonaro está sofrendo um ataque político como aconteceu com ele.
Assistirei de perto ao processo judicial envolvendo Jair Bolsonaro e de muitos de seus apoiadores, e considero que a única avaliação relevante é a feita pelos eleitores do Brasil – o que se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!
Na publicação, o presidente dos EUA não menciona diretamente as ações judiciais contra Bolsonaro, mas fala em perseguição e reafirma a inocência do ex-presidente.
Ele tem testemunhado, assim como o mundo, que eles não fizeram senão o seguiram, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo.
Bolsonaro está réu na ação penal do STF (Supremo Tribunal Federal) que investiga a trama golpista após as eleições de 2022. Ele é acusado por cinco crimes, entre eles organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, e golpe de Estado.
Em caso de condenação, o ex-presidente pode ser sentenciado a até 39 anos de prisão, conforme opiniões de especialistas citados pela CNN antes do julgamento.
Trump declara ter conhecido Bolsonaro e reconhece que ele foi um líder forte e um bom negociador. Os dois já trocam elogios desde as eleições de 2018.
Com informações de Brenda Silva, da CNN
Fonte por: CNN Brasil