Rubens Barbosa: Trump, e não Brasil, estabelece pauta da reunião Rubio-Vieira em Washington

Marco Rubio e Mauro Vieira se reuniram em Washington nesta quinta (16) para debater o tarifaço dos EUA ao Brasil.

17/10/2025 2:55

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Reunião na Casa Branca e Relações Brasil-EUA

A agenda da reunião na Casa Branca entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, foi definida pelo presidente americano, Donald Trump, segundo o ex-embaixador Rubens Barbosa. Ele destacou que, desde a retomada dos contatos entre o Brasil e os EUA, houve uma “postura muito pragmática” por parte dos americanos.

Barbosa ressaltou que foi Trump quem tomou a iniciativa de dialogar com Lula e que Rubio se reuniu com Mauro Vieira. Ele enfatizou que essas sutilezas diplomáticas são de grande importância. A postura dos EUA em relação ao Brasil se tornou mais rígida após o retorno de Trump à presidência, especialmente sob a influência do deputado federal Eduardo Bolsonaro, resultando em tarifas de 40% sobre produtos brasileiros e sanções a autoridades, principalmente do STF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impactos das Tarifas e Reuniões Futuras

Com os efeitos das tarifas sobre a inflação e a pressão de grandes empresários para a revogação da taxa, Trump recuou parcialmente e se encontrou com Lula nos bastidores da Assembleia Geral da ONU. Desde esse encontro, os líderes têm trocado elogios e prometido se reunir novamente em uma agenda oficial.

Leia também:

Barbosa afirmou que a conversa entre Mauro Vieira e Marco Rubio teve um foco comercial, o que é considerado muito positivo. Ele mencionou que uma agenda foi estabelecida e discutida por ambas as partes. A diplomacia brasileira indica que a Casa Branca está interessada em novas tratativas entre Lula e Trump, mas isso depende de detalhes de agenda.

O ex-embaixador concluiu que essa negociação, envolvendo todos os países, é de interesse americano. Caso a próxima reunião ocorra no Departamento de Estado, a ênfase será comercial, não política.

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.