O rover Perseverance, veículo da Nasa que está em Marte para recolher amostras e analisar a superfície, registrou imagens da paisagem do Planeta Vermelho em um dia de céu limpo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma montagem de 96 fotos revela duas unidades geológicas e colinas que se estendem até 65 quilômetros de distância.
Embora a imagem sugira um céu azul em Marte (na imagem abaixo), conforme a agência espacial, trata-se de um aprimoramento da análise do Perseverance, visto que a realidade é avermelhada.
LEIA TAMBÉM!
As imagens impressionantes obtidas pelo nosso rover Perseverance representam apenas uma prévia do que logo experimentaremos diretamente. As missões inovadoras da Nasa, iniciadas com a Artemis, promovem nossa incessante busca por levar a exploração espacial humana à superfície de Marte.
As fotografias capturadas em 26 de maio de 2025 são as mais nítidas obtidas pelo veículo desde o início de sua missão, em fevereiro de 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pesquisadores identificaram a estrutura de uma grande rocha localizada sobre uma camada de areia, o que sugere a possibilidade de se tratar de uma “rocha flutuante”.
Conforme a Nasa, é provável que tenha se formado em outro local e sido transportada para sua localização atual, possivelmente por meio de um deslizamento de terra, água ou vento.
O veículo Perseverance, da Nasa, tem recolhido rochas e poeira desde sua chegada a Marte em fevereiro de 2021.
Pesquisadores acreditam que amostras recuperadas da Cratera Jezero, o sítio de um lago e delta fluvial antigos, podem ser uma das únicas formas de verificar se a vida já existiu em Marte.
A argila em Marte pode indicar a presença de vida há bilhões de anos.
Fonte por: CNN Brasil