Roubo chocante no MAM de São Paulo! Câmeras mostram suspeitos levando obras de Matisse e Portinari. Gravuras de “Jazz” e “Menino de Engenho” são alvo do crime. Investigação em andamento
Câmeras de segurança do sistema de monitoramento da Prefeitura de São Paulo capturaram dois homens suspeitos envolvidos em um roubo ocorrido no Museu de Arte Moderna (MAM) da capital paulista, no domingo, 7 de dezembro de 2025. Os indivíduos teriam levado 8 gravuras da obra “Jazz” do artista francês Henri Matisse e 5 da obra “Menino de Engenho” do artista brasileiro Cândido Portinari, ambas parte da exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, que celebrava a relação entre livros e arte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As obras roubadas, que faziam parte de uma edição lançada em 1959, eram parte de uma exposição que reunia obras de arte de diferentes épocas e estilos. A exposição era organizada em parceria com a Biblioteca Mário de Andrade, um importante centro cultural da cidade de São Paulo.
A ação ocorreu durante a exposição, que atraiu um grande número de visitantes interessados em conhecer as obras expostas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As imagens capturadas mostram um dos homens, usando uma camiseta clara, retirando as gravuras de uma van preta estacionada e caminhando por uma rua próxima à biblioteca. O outro homem, com boné e camiseta escura, carregava um papel nas mãos. Após deixar as gravuras no chão, perto de uma pilha de lixo, o homem de camiseta clara seguiu em frente, sem deixar claro se as obras foram recuperadas ou se os suspeitos retornaram para buscá-las.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa emitiu uma nota informando que todas as informações que possam auxiliar na investigação estão sendo fornecidas às autoridades policiais. A secretaria também ressaltou que as obras expostas possuíam apólice de seguro vigente, o que pode facilitar a recuperação das peças roubadas.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.