Roubada obra de arte erótica por nazista na Itália durante a Segunda Guerra Mundial é recuperada em Pompeia
“Cada objeto roubado que é recuperado representa uma ferida em remissão”, afirmou o arqueólogo italiano.

Um mosaico erótico, roubado da Itália por um oficial nazista na Segunda Guerra Mundial, foi devolvido nesta terça-feira (15) à sua região de origem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A obra, que mostra um casal nu em um quarto de dormir, possui aproximadamente 2 mil anos e foi encontrada na cidade de Pompeia, sítio arqueológico destruído pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.
O ladrão era um militar da Wehrmacht, nome dado ao exército nazista, que em 1944 coordenava o abastecimento alemão na Itália. Posteriormente, doou o mosaico a um amigo, cujo filho, na semana passada, notificou as autoridades italianas para sua devolução.
Leia também:

Atlético de Madrid oficializa a chegada de Thiago Almada, anteriormente jogador do Botafogo

Wolney Queiroz explica como funcionará o ressarcimento dos descontos indevidos do INSS

Lojistas demonstram insatisfação na Rua 25 de Março contra Trump
“A cada artefato roubado que é devolvido, é uma ferida que se cura”, declarou ao jornal britânico The Guardian Gabriel Zuchtriegel, diretor do parque arqueológico de Pompeia.
Após a falecimento do antigo proprietário, o filho contatou a Unidade de Proteção do Patrimônio Cultural da Arma dos Carabineiros da Itália, uma espécie de polícia militar italiana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe consultou bancos de dados com mais de um milhão de patrimônios perdidos, mas a peça não constava. Em seguida, contatou a Superintendência Arqueológica de Pompeia, que confirmou a autenticidade do artefato e sua origem, conforme explicou o general Francesco Gargaro, responsável pela divisão que recebeu a obra.
De acordo com Zuchtriegel, a hipótese mais provável é que a obra decorasse o interior de alguma residência de Pompeia. O pesquisador, contudo, admite que a origem precisa da peça talvez nunca seja determinada.
O especialista assegurou que serão realizados novos estudos e análises arqueológicas para comprovar sua autenticidade e reconstruir essa história da forma mais completa possível.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.