Rodrigo Paz Pereira e Jorge “Tuto” Quiroga disputam a Presidência da Bolívia na próxima semana

Rodrigo Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão, e Jorge “Tuto” Quiroga, da Aliança Liberdade e Democracia, são os candidatos nas urnas.

12/10/2025 10:06

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Bolívia se prepara para segundo turno das eleições presidenciais

A Bolívia se aproxima do segundo turno para a escolha do novo presidente, que governará de 2025 a 2030. Os candidatos são Rodrigo Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão, e Jorge “Tuto” Quiroga, da Aliança Liberdade e Democracia. Ambos se destacaram no primeiro turno, realizado em 17 de agosto, onde Paz obteve 32,02% dos votos e Quiroga, 26,70%.

Pesquisas recentes buscam identificar a preferência do eleitorado para a próxima presidência. A pesquisa Ipsos-Ciesmori, realizada para a Unitel, aponta Quiroga na liderança, com 47% das intenções de voto, enquanto Paz registra 39,3%. A pesquisa foi baseada em 2.500 questionários, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Possível reviravolta nas eleições

Se os dados se confirmarem, Quiroga poderá conquistar a presidência, cargo que ocupou entre 2001 e 2002, após a saída de Hugo Banzer por problemas de saúde. No primeiro turno, Paz estava em terceiro lugar nas intenções de voto, com apenas 8,3%, mas surpreendeu ao se tornar o mais votado.

Leia também:

Naquela ocasião, 13,3% dos eleitores estavam indecisos, além de 5,2% de votos em branco e 14,6% nulos, totalizando 33,1%. Agora, esses percentuais diminuíram, com 5,5% de indecisos, 3,5% de votos em branco e 4,7% nulos, somando 13,7%.

Propostas dos candidatos

Paz minimizou os resultados das pesquisas, lembrando que as previsões anteriores ao primeiro turno eram desfavoráveis, mas ele conseguiu um bom resultado. Quiroga, por outro lado, expressou confiança em sua vitória, pedindo aos eleitores que transformem a esperança em realidade com seus votos no dia 19 de outubro.

Na reta final da campanha, os candidatos participarão de um debate no domingo (12). A vitória de qualquer um deles representará uma mudança significativa para a Bolívia, após anos de governo do Movimento ao Socialismo.

Paz apresenta sua proposta de governo com três pilares: descentralização do Estado, promoção do “Capitalismo para Todos” e reforma do sistema de justiça. Quiroga, com seu slogan #MudançaRadical, defende o livre mercado, priorizando a produção e reformas que garantam um judiciário independente.

À medida que o dia das eleições se aproxima, a Bolívia se prepara para decidir quem sucederá o presidente Luis Arce nos próximos cinco anos.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.