Pesquisa da CNT revela que 10 rodovias brasileiras estão em condições críticas, todas sob gestão pública, enquanto as melhores estão no Sudeste e são privadas.
Uma pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), divulgada na quarta-feira (17), revelou que as 10 rodovias brasileiras em piores condições são geridas pelo poder público. Dentre elas, nove estão sob a administração de estados das regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil.
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Em contrapartida, as rodovias mais bem avaliadas estão majoritariamente localizadas no Sudeste e são administradas pela iniciativa privada. Vander Costa, presidente da CNT, destacou que a falta de viabilidade para concessões e a escassez de atratividade para investimentos públicos nas regiões Norte e Nordeste são preocupantes.
Ele mencionou a necessidade de ação política para garantir recursos para esses estados.
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Costa observou que estados que estão mais alinhados com o governo federal atraem mais investimentos. Ele ressaltou que a presença de políticos comprometidos com a infraestrutura rodoviária resulta na destinação de emendas parlamentares para a manutenção das vias.
Além disso, enfatizou a importância de garantir investimentos públicos para reduzir a desigualdade nas regiões com rodovias em condições precárias.
O presidente da CNT está trabalhando junto ao Legislativo para assegurar emendas parlamentares para essas rodovias e para minimizar o corte orçamentário da União para 2026. O orçamento de investimentos do Ministério dos Transportes para 2026 caiu de R$ 15,91 bilhões em 2025 para R$ 13,10 bilhões em 2026, enquanto a proporção de investimentos próprios da pasta aumentou de 49,2% para 71,1% nesse período.
As rodovias sob concessão privada apresentam melhores condições, conforme a diretora executiva da CNT, Fernanda Rezende. Ela destacou que as concessões trazem um impacto positivo a longo prazo, com investimentos significativos no início do contrato e manutenções frequentes.
O diretor da CNT reiterou a necessidade de manter o nível atual de investimentos nas rodovias brasileiras e aumentar o número de concessões. Ele também sugeriu melhorias na sinalização das estradas e a criação de mais pontos de parada para caminhoneiros e passageiros, visando a redução de acidentes.
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.