Rita Palmeira será a curadora da edição de 2026
A Festa Literária Internacional de Paraty confirmou a presença de críticos literários na curadoria da edição de 24 anos.

A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) nomeou a crítica literária Rita Palmeira como curadora para a edição de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rita assumirá o lugar de Ana Lima Cecílio, que coordenou a curadoria da Flip nos anos de 2025 e 2024.
A nova curadora da Festa é jornalista e crítica literária, com doutorado em Literatura Brasileira pela USP e título de mestre em Teoria Literária pela Unicamp. Ela também esteve envolvida na fundação da Livraria Megafauna, em São Paulo, atuando na curadoria de livros e conduzindo o programa de rádio “Livros no Centro”.
Leia também:

Mariah Carey chega ao Brasil e recebe fãs na entrada do hotel; confira

Sydney Sweeney em primeira aparição como lutadora

Netflix inicia as filmagens da série derivada de “Sintonia”
A partir de 2017, Rita atua como mediadora nas mesas do programa principal da Flip.
Rita possui uma carreira consistente no campo literário. Ela dedica-se a um trabalho minucioso e perspicaz, considerando o contexto contemporâneo da literatura no Brasil e no mundo. Essa atuação, aliada à sua vasta experiência e formação, demonstra sua habilidade em conectar as diferentes vertentes da leitura, afirmou Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, em comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na edição de 2025, Rita Palmeira mediou o encontro entre as autoras Anabela Mota Ribeiro e Neige Sinno na Flip. Em edições anteriores, ela já exerceu essa função com autores de destaque, como a vencedora do Nobel Annie Ernaux, Mohamed Mbougar Sarr, Jeferson Tenório, Micheliny Verunschk, José Miguel Wisnik, entre outros.
A 24ª edição da Flip deverá ocorrer entre junho e agosto de 2026, sem data definida.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.