Riogaleão: Galeão é administrado por empresa de Cingapura desde 2013
A partir de 2013, o Galeão é administrado pela Changi, da Ásia, por meio da concessionária RIOgaleão.
Consulta Pública 11/2025: Venda Assistida do Aeroporto Tom Jobim
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou a Consulta Pública 11/2025, com o objetivo de discutir a proposta de venda assistida do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), localizado no Rio de Janeiro. A iniciativa, publicada no Diário Oficial da União após aprovação da Anac, visa garantir a continuidade dos serviços aeroportuários e a preservação da infraestrutura do aeroporto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é a Venda Assistida?
A venda assistida permite que a concessionária atual, neste caso, a RIOgaleão (administrada pela Changi de Singapura), transfira a operação para uma nova empresa, sempre com o suporte e a regulação da Anac e do governo federal. Essa modalidade evita a necessidade de uma retomada imediata pelo poder público ou a volta à administração pública ao término da concessão.
Processo de Consulta e Audiência Pública
A Consulta Pública 11/2025 abre espaço para que interessados e a sociedade em geral apresentem contribuições até o dia 5 de novembro de 2025, por meio de formulário eletrônico no site da Anac. Além disso, será realizada uma audiência pública virtual no dia 14 de outubro, às 14h30, com transmissão pelo canal oficial da Anac no YouTube. Aqueles que desejarem se manifestar verbalmente deverão se inscrever previamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contexto da Venda Assistida
A proposta surge em um contexto de busca por viabilidade financeira da concessão do Galeão. Inicialmente, a Changi, administradora do aeroporto desde 2013, declarou a intenção de devolver a operação devido à baixa movimentação de voos. No entanto, o governo federal e a Anac buscaram alternativas para renegociar o contrato. A repactuação da concessão foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em junho de 2025, com a participação da Vinci Compass e da Infraero.
Leia também:
Motiva registra lucro líquido de R$ 683 milhões no terceiro trimestre, crescimento de 22% em um ano
Log Commercial Properties registra lucro de R$ 111,3 milhões no terceiro trimestre de 2024
Danone registra vendas de 6,876 bilhões de euros no terceiro trimestre, superando expectativas dos analistas
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












