Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Rio de Janeiro
  3. Rio detona índice histórico de execuções decorrentes de conflitos entre grupos criminosos em 2025

Rio detona índice histórico de execuções decorrentes de conflitos entre grupos criminosos em 2025

Relatório do Instituto Fogo Cruzado aponta aumento de conflitos armados, maior atuação policial e ocorrências de mulheres baleadas em residências na reg…

Por: Lucas Almeida

21/07/2025 8:07

3 min de leitura

Rio detona índice histórico de execuções decorrentes de conflitos entre grupos criminosos em 2025
(Imagem de reprodução da internet).

Com 154 registros, o primeiro semestre de 2025 estabeleceu recorde na série histórica de tiroteios entre grupos armados na região metropolitana do Rio de Janeiro. O número representa um aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme o relatório semestral do Instituto Fogo Cruzado. O período também registrou o maior índice já registrado de tiroteios durante ações policiais. Vila Isabel, na Zona Norte, manteve-se como o bairro mais afetado pela violência armada. Entre as mulheres baleadas, uma em cada quatro foi atingida no próprio lar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a redução de 8% no total de tiroteios, que totalizaram 1.233 em 2024 em comparação com 1.346, houve aumento nos confrontos entre grupos armados e na participação policial. O levantamento indicou que o número de tiroteios entre facções aumentou, assim como a proporção de ocorrências com envolvimento de forças de segurança, que subiu de 34% para 41% no período.

Os confrontos armados concentraram-se no Morro dos Macacos, Complexo do Fubá, Morro do Juramento e Catiri, que juntos representaram 57% dos casos registrados.

Leia também:

Blog post image

Mulher encontra larvas em ketchup do McDonald’s no Rio

Blog post image

Polícia investiga corpo encontrado na Lagoa Rodrigo de Freitas

Blog post image

O Disque Denúncia procura indivíduos suspeitos do ataque a Vinicius Drummond no Rio

Em relação à presença policial, 504 tiroteios contaram com o envolvimento de agentes do Estado. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, este é o maior percentual registrado desde 2017. A média no semestre foi de três tiroteios por dia na região metropolitana.

O número de pessoas baleadas também aumentou. Foram 816 vítimas, incluindo 406 mortos e 410 feridos. Em comparação com o mesmo período de 2024, houve um aumento de 6% no número de mortos e de 14% no de feridos. Mais de metade (52%) foi atingida durante ações ou operações policiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vila Isabel, que já havia liderado em 2024, voltou a registrar o maior volume de ocorrências de tiroteios na região metropolitana, com 66 casos, representando um aumento de 27% em relação a Cascadura, que ficou em segundo lugar. Já o bairro de Jabaquara contabilizou o maior número de vítimas de disparos, com 28 pessoas feridas durante o período.

Entre os feridos por disparos, havia 10 crianças com até 11 anos de idade, dos quais sete foram atingidos por balas perdidas e quatro durante ações policiais. No grupo de adolescentes entre 12 e 17 anos, constataram-se 18 baleados, com 10 casos ocorrendo em ações policiais e cinco vítimas de balas perdidas. Foram também registrados 20 idosos feridos.

De um total de 60 mulheres feridas por disparos ao longo do semestre, 15 estavam em residências quando os incidentes ocorreram. O relatório indica que uma em cada quatro mulheres atingidas na região metropolitana foram vítimas dessa forma durante o período. Adicionalmente, constataram-se 10 casos envolvendo mulheres baleadas em feminicídios ou tentativas de feminicídio.

A identificação racial ocorreu em 15% dos casos. Dentre as 125 vítimas com cor/raça identificada, 70% eram negras e 30% brancas.

Também foram afetados trabalhadores informais: nove entregadores, 14 motoristas de aplicativo e dois ambulantes foram baleados. Dentre os agentes de segurança, 66 foram atingidos, sendo 46 policiais militares. Dos baleados, 31 estavam afastados das atividades, 28 estavam em serviço e sete eram aposentados ou desligados.

O relatório também apontou 23 chacinas no semestre, com 84 mortos. Em 17 delas (74%), houve participação de agentes do Estado, totalizando 64 mortos. O número de chacinas foi igual ao de 2024.

De 1.233 ocorrências mapeadas, foi possível identificar a motivação em 70% dos casos. A maioria foi causada por ações ou operações policiais (504), seguida por disputas entre grupos armados (154), homicídios ou tentativas (124) e roubos ou tentativas de roubo (112).

O relatório é elaborado semestralmente pelo Instituto Fogo Cruzado, que reúne e verifica informações sobre violência armada em tempo real por meio de sua base aberta e colaborativa.

Fonte por: CNN Brasil

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
feminicídiogrupos criminososocorrências policiaistiroteiosviolência armada
Foto do Lucas Almeida

Autor(a):

Lucas Almeida

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.

Imagem do post

Mais Notícias

Decisão do ministro Alexandre de Moraes impede Eduardo Bolsonaro de movimentar bens e acessar contas bancárias

21/07/2025 22:39 | 1 min de leitura

● Pelo menos 19 falecimentos foram registrados após um acidente envolvendo um avião que caiu em uma universidade no Bangladesh

21/07/2025 8:23 | 2 min de leitura

● Quais os sinais que indicaram o câncer que levou Preta Gil?

21/07/2025 13:19 | 2 min de leitura

● Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul julga que há relação de emprego entre motorista e Uber

21/07/2025 16:09 | 1 min de leitura

● AGU considera “inadmissível” o pedido de cancelamento do visto do ex-procurador-geral, Anderson Torres

21/07/2025 18:15 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!