Atendimentos Relacionados ao Calor no Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) registrou 973 atendimentos possivelmente associados ao calor nos dias 23 e 24 de dezembro. Durante esse período, a cidade alcançou os níveis de calor 2 e 3, respectivamente. Os pacientes relataram sintomas como tontura, fraqueza e desmaios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aumento no número de atendimentos está alinhado com o nível de calor 3, que indica temperaturas mais elevadas e requer atenção tanto da população quanto dos serviços de saúde. Além disso, a SMS observou um crescimento nos registros de queimaduras solares em comparação com a média de dias classificados como nível de calor 1, quando não há previsão de temperaturas extremas.
Orientações para Reduzir Riscos à Saúde
Diante dessa situação, a secretaria reforçou as recomendações para minimizar os riscos à saúde durante períodos de calor intenso. As orientações incluem:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aumentar a ingestão de água ou sucos naturais sem açúcar, mesmo sem sede;
- Priorizar alimentos leves, como frutas e saladas;
- Usar roupas leves e frescas;
- Evitar bebidas alcoólicas ou com alto teor de açúcar;
- Reduzir a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h;
- Utilizar protetor solar regularmente para prevenir queimaduras e proteger crianças com chapéus de abas.
Para acompanhar os níveis de calor na cidade, a população pode acessar os sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde. Em casos de mal-estar, tontura ou outros sintomas relacionados ao estresse térmico, é recomendado procurar uma unidade municipal de saúde.
Alerta de Perigo no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro permanece sob alerta laranja de perigo, que indica risco à saúde. Esse alerta está em vigor desde terça-feira (23). A expectativa é que a onda de calor perca intensidade até o final desta sexta-feira (26).
LEIA TAMBÉM!
Conforme o monitoramento do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), no dia 25 de dezembro, 22 municípios estavam sob alerta de excesso de calor, com classificações que variam entre leve, severo ou extremo. O Rio de Janeiro é uma das cidades com previsão de calor severo.
Dez municípios enfrentarão calor extremo: Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Niterói, Paracambi, Piraí, Queimados, São Gonçalo e Seropédica. Outros sete municípios, incluindo Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Belford Roxo, Maricá, Rio de Janeiro, Saquarema e Tanguá, também estão sob alerta.
Além disso, cinco municípios devem experimentar calor leve: Araruama, Guapimirim, Pinheiral, Rio Bonito e Volta Redonda.
