O governo do Rio de Janeiro, liderado pelo governador Cláudio Castro, divulgou as regras para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026. As informações foram apresentadas em meio ao início do calendário de pagamentos, que começou na última quarta-feira (21) e se estende até o dia 3 de fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo é oferecer aos motoristas a oportunidade de reduzir o valor do imposto, dependendo do final da placa de seus veículos.
Calendário de Pagamentos
O calendário de pagamentos do IPVA 2026 foi estabelecido da seguinte forma: placas terminadas em 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0, terão datas de vencimento específicas. É importante que os motoristas verifiquem o dia correto de pagamento com base no final da placa de seus veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desconto de 3% para Pagamento à Vista
Para aqueles que optarem por pagar o IPVA de forma integral (à vista), o estado do Rio de Janeiro oferece um desconto de 3%. Essa opção está disponível através da emissão do Documento de Arrecadação Estadual do Rio de Janeiro (DaRJ) no site da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro.
O pagamento à vista garante o benefício do desconto.
LEIA TAMBÉM!
Como Realizar o Pagamento em 2026
O pagamento do IPVA em 2026 pode ser feito através do Documento de Arrecadação Estadual do Rio de Janeiro (DaRJ). O motorista deve acessar o site do IPVA e clicar em “Emissão DARJ IPVA”. Após preencher os dados solicitados, incluindo o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o arquivo do DARJ estará disponível para download.
O pagamento também pode ser realizado por meio do PIX, em bancos parceiros da Fazenda Estadual, como Bradesco, Santander e Itaú.
É fundamental que os motoristas que optarem pelo pagamento via PIX, prestem atenção aos dados do recebedor, que devem ser: “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”, além do CNPJ 42.498.675/0001-52”, conforme informações divulgadas pelo G1.
